Repository logo
 
Publication

Resultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)

dc.contributor.authorLopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
dc.contributor.authorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorReis, Pedro
dc.date.accessioned2019-11-11T08:29:14Z
dc.date.available2019-11-11T08:29:14Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractNeste relatório apresentamos os resultados da investigação de campo e a decorrente análise estatística realizada no âmbito do estudo de doutoramento em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) em curso, acerca de uma amostra composta por discentes (n=152) oriundos de cursos superiores da área de Ciências Informáticas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. Os resultados e as informações foram obtidos através da realização de um total de nove (9) experimentos, compostos por: um (1) experimento piloto mais oito (8), sendo uma parte dos dados coletados através de grelhas de observação e a outra parte através da aplicação de inquéritos por questionário, numa investigação de características quali-quantitativas e com a abordagem metodológica em torno da Investigação-Ação (I-A). O presente relatório apresenta os resultados para o experimento que foi testado no contexto do relatório TRS 01/2019 intitulado “Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto”. O experimento piloto serviu de base para o protocolo das sucessivas experiências realizadas e reportada a sua análise exploração de dados no presente documento.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/8213
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisher*TRS Tecnologia, Redes e Sociedadept_PT
dc.relation.ispartofseries2019;08/2019
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAnálise e exploração de dadospt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleResultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)pt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Fernando Pessoapt_PT
oaire.citation.titleRelatórios Internos *TRSpt_PT
person.familyNameSargo Ferreira Lopes
person.familyNameManuel Borges Gouveia
person.familyNameReis
person.givenNameSergio Francisco
person.givenNameLuis
person.givenNamePedro
person.identifierxF1eGXcAAAAJ&hl
person.identifier.ciencia-idD411-4C84-14EC
person.identifier.ciencia-id6B1C-3509-9FA5
person.identifier.ciencia-idF91D-99C0-8253
person.identifier.orcid0000-0003-4039-9979
person.identifier.orcid0000-0002-2079-3234
person.identifier.orcid0000-0003-1113-201X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd1e4b395-fa5a-4e5a-bf75-b7b6477a5960
relation.isAuthorOfPublication5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51
relation.isAuthorOfPublication327d78b3-add2-4bd5-9625-55376bc950d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5bca0222-5e07-4f60-91a0-25ac0242ae51

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RI_TRS08_2019.pdf
Size:
4.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: