Repository logo
 
Publication

Midiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricos

dc.contributor.authorPenteado, Robertopor
dc.contributor.authorGomes, Ubiracipor
dc.contributor.authorVilches, Henriquepor
dc.contributor.authorCipriano, Robinsonpor
dc.contributor.authorFonseca Júnior, Wilsonpor
dc.contributor.authorQuoniam, Luc
dc.contributor.authorBoutin, Ericpor
dc.contributor.authorRiccio, Edson Luizpor
dc.date.accessioned2008-07-18T13:50:02Zpor
dc.date.accessioned2011-10-06T14:50:45Z
dc.date.available2008-07-18T13:50:02Zpor
dc.date.available2011-10-06T14:50:45Z
dc.date.issued2006por
dc.description.abstractEste artigo é um exercício de união entre os campos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Ele coloca em bases sólidas uma bem fundamentada e robusta metodologia de análise bibliométrica para a análise dos Meios de Comunicação de Massa. Com ela é possível gerar tendências e determinar as preferências dos diversos veículos,assim como fazer estudos prospectivos sobre a evolução histórica de um tema, um produto, um político ou uma empresa na mídia e retirar desta análise conclusões para orientar e aperfeiçoar um relacionamento, em suma criar laços mais profundos e relações melhores e mais produtivas do sujeito de pesquisa com a mídia. A função de Clipping, de acompanhar o que sai na imprensa, está presente em organizações nos cinco continentes. A função de análise deste noticiário é realizada normalmente por empresas de consultoria de mídia. A criação e a alimentação da Base de Dados de Clipping é o diferencial apresentado por este trabalho. Registros do clipping dos anos de 2003 e 2004, num total de 16.999 foram reformatados no software Infotrans e analisados no software VantagePoint. O objetivo das análises é de verificar o desempenho da Embrapa e dos seus Centros de Pesquisa na mídia impressa e eletrônica e identificar a política editorial destes jornais de maneira a qualificar, ampliar e melhorar esta cobertura. Os resultados demonstram com convicção a eficiência do sistema de trabalho de comunicação da Embrapa. O estudo do jornalismo e de sua prática hoje no mundo, as relações públicas e a comunicação empresarial, além do segmento das consultorias de mídia têm em mãos ferramentas e metodologias que permitem um salto de qualidade e de produtividade nas análises de mídia realizadas até agora.por
dc.formatarticlepor
dc.identifier.citationRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 3 (2006) 135-149.por
dc.identifier.issn1646-0502por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/597por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Universidade Fernando Pessoapor
dc.titleMidiametria: análise do desempenho de uma organização na mídia com metodologias e softwares bibliométricospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameQuoniam
person.givenNameLuc
person.identifier.orcid0000-0002-6333-6594
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicatione48df31d-3977-43dc-ad00-605e90c73e54
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye48df31d-3977-43dc-ad00-605e90c73e54

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
135-149FCHS2006-14.pdf
Size:
583.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Plain Text
Description: