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Relação entre ansiedade/distress e distúrbios do sono em estudantes de medicina dentária: estudo longitudinal

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Introdução: O stress é considerado a “epidemia de saúde do século XXI”. Os universitários são um grupo vulnerável, nos quais estes transtornos psicológicos podem gerar distúrbios do sono. Objetivos: Avaliar a relação entre ansiedade/distress e os distúrbios do sono em estudantes de Medicina Dentária (MIMD), e os seus fatores de risco e avaliar se o momento do semestre influencia a ansiedade/distress e as perturbações do sono. Metodologia: Estudo longitudinal aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa, com uma amostra de conveniência de estudantes do MIMD. Estes responderam a um questionário, em dois momentos [com (M1) e sem avaliações (M2)], sendo aplicado o Patient Health Questionnaire (PHQ-4) e o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). A relação entre ansiedade/distress e perturbações do sono foi investigada através de testes não paramétricos (IBM©SPSS®Statistics vs.28.0). Resultados: Verificou-se que (n=181) 55,5% dos alunos apresentavam ansiedade e 69,6% manifestavam má qualidade do sono no M1, reduzindo para 28,7% e 40,3%, respetivamente, em M2. Observou-se que a fase de avaliações é responsável pelo aumento da ansiedade/distress e que o aumento do nível de distress promove maior prevalência de distúrbios do sono. Em análise multivariada, em M1, a idade é fator de proteção (OR=0,90;p=0,008) e a má qualidade de sono é fator de risco (OR=9,76;p<0,001) significativo de ansiedade/distress moderada/severa. Conclusão: A elevada prevalência de ansiedade/distress e perturbações do sono deve ser considerado um fator de alerta. É necessário estabelecer programas preventivos de saúde mental e hábitos do sono para melhorar a qualidade de vida e o aproveitamento académico dos estudantes.
Introduction: Stress is considered the "health epidemic of the 21st century". University students are considered a vulnerable group, in which these psychological disorders may generate sleep disorders. Objectives: To assess the relation that anxiety/distress has with sleep disorders in dentistry (MIMD) students, and their risk factors, and to evaluate whether the time of the semester influences anxiety/distress and sleep disorders. Methodology: Longitudinal study approved by the Ethics Committee of Fernando Pessoa University, with a convenience sample of MIMD students. These students answered a questionnaire, at two moments [with (M1) and without assessments (M2)], applying the Patient Health Questionnaire (PHQ-4) and the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI). The relation between anxiety/distress and sleep disorders was investigated using non-parametric tests (IBM©SPSS®Statistics vs.28.0). Results: It was found that (n=181) 55.5% of students presented anxiety and 69.6% had poor sleep quality in M1, reducing to 28.7% and 40.3%, respectively, in M2. It was observed that the assessment phase is responsible for the increase in anxiety/distress and that the increase in the level of distress promotes a higher prevalence of sleep disorders. In multivariate analysis, in M1, age is a protective factor (OR=0.90; p=0.008) and poor sleep quality is a significant risk factor (OR=9.76; p<0.001) for moderate/severe anxiety/distress. Conclusion: The high prevalence of anxiety/distress and sleep disorders should be considered a warning factor. It is necessary to establish preventive programs on the importance of mental health and sleep habits to improve the quality of life and the academic achievement of students.

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Distúrbios do sono Ansiedade Distress Pittsburgh sleep quality index Patient health questionnaire Ensino superior Sleep Disorders Anxiety Higher education

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