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Avaliação da usabilidade do software Perceber para estudantes autistas

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBandeira, Fernando
dc.contributor.authorMartins, Mara Rubia Rodrigues
dc.date.accessioned2022-08-19T15:58:22Z
dc.date.available2022-08-19T15:58:22Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo avaliar, na perspectiva dos professores, a usabilidade do Software Perceber, um dos produtos do Projeto Participar da Universidade de Brasília. Como referencial técnico, tem-se a usabilidade apresentada no modelo de qualidade SQuaRE ISO/IEC 25010:2011, especificada em suas seis subcaracterísticas, e a Teoria das Funções Executivas, que fundamentou a concepção e o desenvolvimento do referido Software. Para coletar as informações na pesquisa de campo realizada, utilizou-se o questionário (dimensão quantitativa), desenvolvido a partir dos referenciais teóricos, e a entrevista semiestrurada (dimensão qualitativa). Os dados foram tratados a partir de estatística descritiva e análise fatorial. A análise dos dados quantitativos permite a conclusão de que a usabilidade do Software Perceber é considerada satisfatória pelos professores da amostra. Já o exame dos dados qualitativos conduz a um resultado positivo na avaliação do Software Perceber. No entanto, é preciso aprimorar o desenvolvimento do Software, quer para adequá-lo às necessidades emergentes dos professores, quer para incorporá-lo com novos conteúdos que respondam melhor às necessidades dos alunos. Espera-se que a metodologia empregada nesta pesquisa possa auxiliar a elaboração de novas pesquisas que explorem amostras maiores ou a avaliação de outros softwares educativos.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to evaluate, at the teachers perspective, the usability of “Software Perceber”, one of the products from the University of Brasilia - Project Participate. As a technical reference, it has the presented usability on the model of the quality SQuaRE ISO/IEC 25010:2011, specified at its six sub characteristics and the Theory of the Executive Functions, that was used as a basis to the conception and development of the referred Software. To collect data at the research field, a questionary (quantitative dimension) was used, developed from the theoretical references, and a semi structured interview (qualitative dimension). The collected data were analysed from descriptive statistics and factor analysis. The analysis of the quantitative data leads to the conclusion that the usability of the Software Perceber is considered satisfactory among the sample teachers. The qualitative analysis leads to a positive result at the evaluation of the Software Perceber. However, improvement is needed for the Software development, as to adequate it to the emergent needs of the teachers, as to incorporate new contents that give a better response to the students needs. It is expected that this research methodology could assist the development of new researches that explore bigger samples or at the evaluation of others educational softwares.pt_PT
dc.description.abstractCette recherche vise à évaluer, du point de vue des enseignants, l’utilisabilité du logiciel Perceber, l’un des produits du projet Participar de l’Universidade de Brasília. Comme référence technique, il y a l’utilisabilité présentée dans le modèle de qualité SquaRE ISO/IEC 25010:2011, spécifié dans ses six sous-caractéristiques, et la théorie des fonctions exécutives, qui a fondé la conception et le développement du logiciel référencé. Pour recueillir les informations dans les domaines de recherche, le questionnaire (dimension quantitative), élaboré à partir de références théoriques, et l’entretien semi-directif (dimension qualitative) ont été utilisés. Les donnés ont été traitées à l’aide de statistiques descriptives et d’analyses factorielles. L’analyse des données quantitatives pertmet de conclure que l’utilisabilité du logiciel Perceber est jugée satisfaisante par les enseignants de l’échantillon. L’examen des donnés qualitatives conduit à un résultat positif dans l’évaluation du logiciel Perceber. Cependant, il est nécessaire d’améliorer le développement du logiciel, soit pour l’adapter aux besoins émergents des enseignants, soit pour l’incorporer avec de nouveux contenus qui répondent mieux aux besoins des étudiants. On s’attend à ce que la méthodologie utilisée dans cette recherche puisse aider au développement de nouvelles recherches sur des échantillons représentatifs plus larges ou l’évaluation d’autres logiciels éducatifs.pt_PT
dc.identifier.tid101631510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11091
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectAvaliação da usabilidadept_PT
dc.subjectSoftware educativopt_PT
dc.subjectSoftware Perceberpt_PT
dc.subjectAutismpt_PT
dc.subjectUsability evaluationpt_PT
dc.subjectEducational softwarept_PT
dc.subjectAutismept_PT
dc.subjectÉvaluation de l’utilisabilitépt_PT
dc.subjectLogiciels éducatifspt_PT
dc.subjectLogiciel Perceberpt_PT
dc.titleAvaliação da usabilidade do software Perceber para estudantes autistaspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informaçãopt_PT

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