Repository logo
 
Publication

Uso de live stream em ensino superior stricto sensu no Brasil/UFPR: avaliação do sistema EAD

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGouveia, Luis Borges
dc.contributor.authorRocha, Carlos Alberto Martins da
dc.date.accessioned2022-09-07T15:30:06Z
dc.date.available2022-09-07T15:30:06Z
dc.date.issued2022-07-11
dc.description.abstractEstudo sobre o uso de live stream como ferramenta de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino superior, normalmente utilizado na educação a distância em cursos de graduação, agora adotada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em cursos presenciais de pós-graduação stricto sensu. Este estudo propõe uma metodologia avaliativa do sistema implantado, com base em uma proposta de levantamento e análise descritiva e quantitativa da estrutura de captação, transmissão e distribuição multimídia do processo de aula presencial remoto, que integra de forma síncrona alunos presenciais e à distância. Adicionalmente, este trabalho faz uma análise comparativa sobre os índices de aproveitamento das disciplinas ofertadas em 2019, sincronicamente entre discentes presenciais e a distância (online). O objetivo é saber se os alunos remotos são atingidos, no contexto de aprovação, nos mesmos índices que os alunos presenciais e quais possíveis variáveis correlatas podem ser consideradas estatisticamente relevantes, quanto a taxa de aprovação ou reprovação, no ano investigado. Esta investigação comparativa usa como base uma análise estatística bivarial, nos dados de variáveis acessíveis no sistema de gerenciamento e cadastro de alunos na pós-graduação da UFPR (sistema SIGA). Em segundo plano, não menos importante, este estudo pretende indicar as adequações que podem ser feitas para o aperfeiçoamento da oferta de disciplinas em moldes similares ao corpus desta investigação, híbrida e síncrona. Ainda, subsidiar as discussões científico-pedagógicas e desta forma colaborar para a elaboração de políticas públicas e institucionais, com foco no ensino da pós-graduação stricto sensu em modelo pedagógico híbrido, com sincronicidade presencial e a distância, e que utiliza suporte de Tecnologia de Informação e Comunicação.pt_PT
dc.description.abstractStudy on the use of live stream as an Information and Communication Technology tool in higher education, normally used in distance education in undergraduate courses, now adopted at the Federal University of Paraná (UFPR), in on-site postgraduate courses stricto sensu. This study intends an evaluative methodology for the implemented system, based on a proposal for a survey and descriptive and quantitative analysis of the structure of multimedia capture, transmission and distribution of the remote classroom process, which synchronously integrates classroom and distance students. Additionally, this work makes a comparative analysis of the achievement rates of the subjects offered in 2019, synchronously between on-site and distance (online) students. The objective is to know if remote students are reached, in the context of passing, at the same rates as on-site students and which possible correlated variables can be considered statistically relevant, in terms of passing or failing rates, in the year under investigation. This comparative investigation uses as a basis a bivariate statistical analysis, on data from variables accessible in the management system and registration of graduate students at UFPR (SIGA system). In second place, no less important, this study intends to indicate the adjustments that can be made to improve the offer of disciplines in a similar way to the corpus of this investigation, hybrid and synchronous. Also, subsidize the scientific-pedagogical discussions and, in this way, collaborate to the elaboration of public and institutional policies, with a focus on the teaching of postgraduate studies in stricto sensu in a hybrid pedagogical model, with in-person and distance synchronicity, and which uses the support of Technology Information and Communication.pt_PT
dc.description.abstractÉtude sur l'utilisation de la diffusion en direct comme outil des technologies de l'information et de la communication dans l'enseignement supérieur, normalement utilisé dans l'enseignement à distance dans les cours de premier cycle, maintenant adopté à l'Université fédérale du Paraná (UFPR), dans les cours de troisième cycle sur place stricto sensu. Cette étude propose une méthodologie d'évaluation du système mis en oeuvre, basée sur une proposition d'enquête et d'analyse descriptive et quantitative de la structure de capture, de transmission et de distribution multimédia du processus de classe à distance, qui intègre de manière synchrone les étudiants en classe et à distance. De plus, ce travail fait une analyse comparative des taux de réussite des matières proposées en 2019, de manière synchrone entre les étudiants en présentiel et à distance (en ligne). L'objectif est de savoir si les étudiants à distance sont touchés, dans le cadre de la réussite, aux mêmes taux que les étudiants en présentiel et quelles éventuelles variables corrélées peuvent être considérées comme statistiquement pertinentes, en termes de taux de réussite ou d'échec, dans l'année sous enquête. Cette enquête comparative s'appuie sur une analyse statistique bivariée, sur des données de variables accessibles dans le système de gestion et d'inscription des étudiants diplômés à l'UFPR (système SIGA). En second lieu, non moins important, cette étude entend indiquer les ajustements qui peuvent être apportés pour améliorer l'offre de disciplines d'une manière similaire au corpus de cette enquête, hybride et synchrone. Subventionner également les discussions scientifiques et pédagogiques et, de cette manière, collaborer à l'élaboration de politiques publiques et institutionnelles, en mettant l'accent sur l'enseignement des études de troisième cycle en stricto sensu dans un modèle pédagogique hybride, avec synchronicité en personne et à distance, et qui utilise le support de la Technologie de l'Information et de la Communication.pt_PT
dc.identifier.tid101631952
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10284/11110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiência da informaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEADpt_PT
dc.subjectLive streampt_PT
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_PT
dc.subjectInformation sciencept_PT
dc.subjectEvaluationpt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectDistance learningpt_PT
dc.subjectLive streampt_PT
dc.subjectInformation and communication technologiespt_PT
dc.subjectScience de l'informationpt_PT
dc.subjectÉvaluationpt_PT
dc.subjectEnseignement supérieurpt_PT
dc.subjectEnseignement à distancept_PT
dc.subjectDiffusion en directpt_PT
dc.subjectTechnologies de l'information et de la communicationpt_PT
dc.titleUso de live stream em ensino superior stricto sensu no Brasil/UFPR: avaliação do sistema EADpt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Informação, especialidade em Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TD_37663.pdf
Size:
5.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: