Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Do Paleo-cartaz ao cartaz camaleónico
    Publication . Mesquita, Francisco
    O cartaz, esse objeto gráfico que de alguma forma percorreu todas as civilizações, surge aqui abordado segundo várias diretrizes, algumas suscetíveis de poderem contemplar outros olhares. Foram definidas quatro grandes tipologias de cartaz, coincidentes com alguns marcos da história do Homem: O paleo-cartaz, o cartaz-folheto, o cartaz moderno, o cartaz hodierno e, dentro deste, o cartaz digital e o cartaz camaleónico. O cartaz camaleónico diferencia-se de todos os anteriores, enquanto objeto gráfico impresso, pela capacidade que tem de mudar a mensagem que emite durante o tempo de exposição. Esta característica resulta da aplicação de materiais inteligentes, os quais permitem abrir novas janelas, ainda que experimentais, no campo da comunicação visual.
  • Transeuntes, paisagens e mensagens em mutação com o cartaz camaleônico
    Publication . Mesquita, Francisco; Borba, Eduardo Zilles
    conversamos sobre a evolução da comunicação em espaços urbanos com Francisco Mesquita, que atua junto à Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal. Estudioso das narrativas, estéticas e materialidades dos cartazes publicitários, o professor lança um olhar crítico a questões técnicas, tecnológicas, estratégicas e socioculturais intrínsecas a estes dispositivos que revestem a paisagem das cidades. A entrevista transcorre no entendimento dos marcos evolutivos do cartaz, suas abordagens criativas, a comunicação das marcas com transeuntes, inovação em materiais e, também, pelas abordagens artísticas e sociais da publicidade como elemento que con gura os centros urbanos. Recentemente, Mesquita lançou o livro “Do Paleo- cartaz ao Cartaz Camaleónico”, obra na qual aprofunda sua re exão acerca da evolução da publicidade exterior.