Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Castro Ferreira, João Carlos

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • 1964-2000, Duas casas de Alcino Soutinho - Casa Rio Maior, 1964; Casa Rua Júlio Dantas, 2000
    Publication . Ferreira, João C Castro
    Análise comparada da Casa em Rio Maior e da Casa na Rua Júlio Dantas, no Porto, projectadas por Alcino Soutinho em 1964 e 2000, respectivamente. Desenvolveremos esta análise a partir de tópicos/temas de análise: linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, geometria/ortogonalidade, céu e terra, organização funcional. Permanecem as preocupações (temas de projecto), variam as soluções. Dos temas que permanecem, destacamos: a linguagem, contexto, luz e matéria, público/privado, céu, terra, regular/irregular, função/disposição, procurando-se detectar elementos de continuidade e diferença entre dois momentos tão diversos da longa carreira profissional de Soutinho. A diversidade e variedade de respostas que cada um dos projectos encerra correspondem à procura das respostas mais adequadas a cada programa, lugar e tempo, em e na liberdade por que o autor lutou.
  • Cidade compreensiva entre a cidade representativa e a cidade do quotidiano - a importância da compreensão da arquitetura e do urbanismo no espaço contemporâneo das cidades
    Publication . Oliveira, Avelino; Ferreira, João C Castro; Faria, Luis Pinto de; Sucena-Garcia, Sara
    Kevin Lynch referiu-se à cidade como uma obra de arte temporal, ou seja, moldada pelo tempo. Leonardo Benevolo definiu a cidade em dois sentidos, o primeiro indicando a organização concentrada e integrada da vida humana, e o segundo denotando-a como um cenário físico da sociedade, que subsiste para lá dessa sociedade. Entre um e outro, Aldo Rossi acrescentou a definição existencial de “coisa humana” e defendeu que a cidade reforça a sua representação na “real transformação da natureza”. É nesta perspetiva, comum aos três autores – de que a cidade assenta a sua génese nas diversas camadas temporais que se vão acrescentando –, que pretendemos fazer esta reflexão. Analisando a cidade contemporânea, defendemos que existem, dentro dos nossos espaços urbanos, duas cidades que colidem e só tangencialmente se tocam: a primeira designámos ‘cidade representativa’ e a segunda ‘cidade quotidiana’. O espaço urbano compreensivo, como intermediário conceptual das diferentes dimensões da cidade apresenta-se como a matriz de investigação das diferentes visões urbanas permitindo-se tornar uma ferramenta no âmbito disciplinar da arquitetura e do urbanismo contemporâneo.