Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 1 of 1
  • Da forma ética à ação ética: riscos na adoção da inteligência artificial em sala de aula
    Publication . Essenfelder, Renato; Araújo, Daniel Ladeira de; César, Timóteo Camargo
    Este artigo, de cunho exploratório, aborda os desafios e implicações da implementação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) no campo da educação, com especial preocupação a aspectos ligados à criatividade, à criticidade e à autonomia dos estudantes em sala de aula. O texto analisa a rápida expansão da IA em diversos setores e seu crescente apelo na área educacional. Discute-se a dificuldade de definir precisamente o conceito de IA e as implicações de seu paradigma atual, que se concentra na eficiência e na racionalidade em detrimento da imitação do pensamento humano. São explorados os riscos associados à IA na educação e a necessidade de uma abordagem ética cuidadosa ao implementar a IA na educação, buscando equilibrar seus potenciais benefícios com os desafios e preocupações que podem surgir. Ressalta-se que, considerando características específicas do campo, pesquisadores devem se preocupar mais com a promoção de uma ação ética do que com a proposição de formas éticas de atingir objetivos pedagógicos preestabelecidos.