FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos by Subject "1º ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Violência escolar: estudo exploratório segundo a perspetiva de professores do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Guimarães, Juliana da Silva; Matos, MartaA violência escolar é um conjunto de atos violentos que é exercida entre os membros de uma comunidade educativa, na sua maioria entre crianças e jovens, e que pode ocorrer quer no recinto escolar, quer noutros espaços diretamente relacionados com a escola. O presente projeto de graduação aborda a problemática da violência escolar no 1º Ciclo das Escolas Básicas do concelho de Santo Tirso, segundo a perspetiva dos professores de cada estabelecimento de ensino. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo averiguar a perceção e o entendimento que estes profissionais têm sobre o fenómeno de bullying em contexto escolar, por forma a conhecermos o comportamento dos alunos dentro e fora da sala de aula, bem como a respetiva interação entre alunos. Também se pretende averiguar a experiência dos professores no contacto com situações de bullying, assim como a preparação/formação dos mesmos em lidar com situações de conflito. Por último, pretende-se procurar compreender as características individuais dos alunos enquanto possíveis agressores/vítimas. Para dar resposta a estes objetivos, foi conduzido um estudo pré-piloto realizado pela investigadora deste projeto, no âmbito do seu estágio curricular na Polícia Municipal do concelho de Santo Tirso, tendo-se utilizado como instrumento de recolha de dados uma entrevista semiestruturada elaborada para o efeito. A entrevista semiestruturada foi realizada aos professores de algumas escolas e contribuiu para a fundamentação e desenvolvimento da parte empírica e metodológica no presente projeto de graduação. No final deste trabalho, as conclusões retiradas baseiam-se na discussão dos resultados esperados para este projeto, de forma, que os mesmos contemplem os objetivos e as hipóteses formuladas.