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- TICs e habilidades digitais do século XXI em uma instituição públicaPublication . Ferreira, Marcos; Rurato, PauloAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) transformaram o ambiente de negócios global. Estimam-se que empresas e governos globais gastaram, nos últimos anos cerca de 3,4 trilhões de euros em hardware, software e equipamento de telecomunicações para sistemas de informação. Em organizações e instituições públicas, os websites governamentais evoluem constantemente para oferecer serviços administrativos cada vez mais sofisticados e complexos, expandindo-se além da simples prestação de serviços e operações administrativas digitais, para incluir funções que permitem uma comunicação mais eficiente entre cidadãos e governo. E esse cenário de mudança trouxe consigo um conjunto de alterações nos paradigmas organizacionais e de gestão. São alterações na forma de se conceber, organizar e realizar o trabalho, na forma de gerir e coordenar pessoas e equipes, na forma de se perceber os limites entre os domínios de trabalho e não–trabalho e na forma de se aprender e desenvolver habilidades para o trabalho. Acredita-se que os benefícios para as organizações sejam trazidos pelas habilidades digitais acumuladas, uma vez que estas formam o alicerce para a adoção e implementação de novas tecnologias. Observa-se uma relação positiva entre o uso de tecnologias avançadas e inovações digitais e a proporção de funcionários qualificados, ou seja, a introdução de inovações digitais está relacionada a um aumento no número de colaboradores com habilidades digitais ou de TICs, uma vez que é por esses funcionários que o uso dessas tecnologias é maximizado. A partir da temática descrita realizou-se um estudo de caso em uma empresa pública de pesquisa visando identificar, na percepção dos empregados dessa empresa, quais as habilidades digitais que são mais relevantes ao cotidiano de trabalho. Com a coleta de dados, foram aplicados os instrumentos AHP e TOPSIS que resultaram na identificação de um conjunto de habilidades digitais relevantes, além da descrição de perfis mais e menos aderentes às habilidades digitais. Também foi identificado um cenário de pesquisa recente, além da proposta de um modelo conceitual para o aprendizado e desenvolvimento das habilidades digitais.
- Consumo de alimentos açucarados e seu impacto na saúde oralPublication . Brami, Yohan Moise Samuel; Campelo, ÁlvaroO objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão dos impactos do consumo de açúcar nas doenças orais. As hipóteses formuladas são que (1) um consumo elevado de açúcares está associado a uma maior prevalência de doenças dentárias; (2) uma autoavaliação inadequada do estado de saúde oral está correlacionada com uma ocorrência mais frequente de cáries e doenças orais; e (3) práticas alimentares e de higiene oral inadequadas constituem fatores de risco significativos para o desenvolvimento de doenças dentárias. Este é um estudo baseado em análise bibliográfica e num inquérito, aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa. A população-alvo foi composta por responsáveis legais de crianças com idades entre os 3 e os 15 anos, residentes em território francês. A amostra final teve 42 participantes. Verificou-se que 64,3% dos inquiridos indicaram que os seus filhos já tiveram cáries, e 31,0% observaram sinais de doenças dentárias. A maioria das crianças consome açúcar algumas vezes por semana (50%) e apenas 21,4% escovam os dentes após o consumo. Conclui-se que a cárie dentária está significativamente associada ao consumo de açúcar, sendo que a frequência de consumo e a ausência de práticas preventivas como escovagem regular e visitas ao dentista aumentam a sua incidência. Os dados sustentam a necessidade de políticas públicas e estratégias educativas que visem reduzir o consumo de açúcar e promover bons hábitos de saúde oral desde a infância.