Browsing by Issue Date, starting with "2023-07-07"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Inovação e seus impactos na satisfação e lealdade dos alunos nas instituições de ensino superior (IES) no BrasilPublication . Pompei, Telêmaco; Gouveia, Luis Borges; Ramos, PauloO presente estudo tem como objetivo verificar o construto – inovação e seus impactos na satisfação e lealdade dos alunos nas IES no Brasil, inserindo ao modelo ECSI, original, outros construtos: reclamação, recuperação de falhas, confiança e comunicação “boca a boca” busca propondo um modelo adaptado e ampliado do modelo ECSI-Europeu. A pesquisa é norteada pela seguinte problemática: A inovação, reclamação, recuperação de falhas, confiança e comunicação “boca a boca” podem impactar na percepção da satisfação e lealdade dos alunos em relação às IES, à luz de novas evidências desses construtos? Este estudo utilizou uma metodologia descrevendo as técnicas de análises dos dados, análise estatística dos dados, análises descritivas, análise fatorial, modelagem de equações estruturais. A amostra foi constituída por 1.080 estudantes de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos, de IES privadas e públicas de diferentes cursos de graduação. Instrumentos da pesquisa foram questionários, sendo um contendo varáveis sociodemográficas e outro baseado na estrutura original do modelo Índice Europeu de Satisfação do Cliente (ECSI), com as variáveis latentes (imagem; expectativas dos clientes; qualidade percebida e valor percebido, satisfação e lealdade), as quais modulam o ECSI, original. Foi feita uma ampliação ao modelo ECSI-Europeu, introduzindo novos construtos – inovação, reclamação, recuperação de falhas, confiança e comunicação “boca a boca”. O período da pesquisa foi de fevereiro de 2021 (início do ano letivo no Brasil) a outubro de 2021. Os resultados deste estudo mostram que a maioria dos construtos receberam avaliação positiva pelos alunos, e se mostraram diretamente relacionados com a satisfação e lealdade, inclusive a confiança e recuperação de falhas, embora com menores avaliações.
- Inovação e seus impactos na satisfação e lealdade dos alunos nas Instituições de Ensino Superior (IES) no BrasilPublication . Pompei, TelêmacoQuestão norteadora do estudo A inovação, reclamação, recuperação de falhas, confiança e comunicação “boca a boca” podem impactar na percepção da satisfação e lealdade dos alunos em relação às IES, à luz de novas evidências desses construtos?