Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A mulher representada na publicidade: polêmicas debatidas nas mídias sociaisPublication . Corrêa, Melanie Melo Cassiano; Galhardo, AndreiaEste trabalho reflete sobre certos efeitos na representação das mulheres em campanhas publicitárias frente à retaliação dos consumidores nas redes sociais. O objetivo é compreender se as marcas modificam sua comunicação, expressa através da escolha de determinados conjuntos de apelos e valores, quando são recriminadas nas redes sociais no que tange a sua atitude comunicativa em relação à forma como as mulheres são retratadas. Com efeito, recorreu-se à análise de conteúdo por meio da descrição e quantificação dos apelos e valores que foram evocados pelas empresas nas ações publicitárias. Para tanto, foram examinadas dezesseis peças de comunicação; dois anúncios de oito empresas, selecionadas através de amostra por conveniência, sendo um antes e outro depois de uma suposta repercussão negativa das campanhas da primeira fase na rede social Twitter. Além disso, procedeu-se ao levantamento do teor dos comentários dos internautas com o objetivo de relacioná-los com as campanhas que supostamente atentaram contra a dignidade das mulheres. As duas análises de conteúdo combinadas possibilitaram testar a suposição de que há um reposicionamento da marca quando o público não se mostra favorável a uma campanha machista nas redes sociais. Constatou-se que quando uma marca tem posicionamento forte, um deslize não deverá prejudicá-la de forma irreversível, como se viu na maioria de comentários neutros em relação às campanhas que continham em si apelos e valores que iam de encontro às principais bandeiras do feminismo. Apesar disso, esses comentários serviram como feedback para as empresas, especialmente quando fizeram a denúncia a crime contra mulheres. Ademais, as campanhas que tinham conotação divertida ou defendiam uma causa importante para o público tiveram boa adesão. De qualquer forma, para garantir sua competitividade empresarial, as empresas começaram a enxergar as vantagens relacionadas ao emprego do femvertising, a publicidade voltada para as mulheres.
- Microbiota associada à pericoronarite e os antibióticos relevantes no seu tratamento: revisão narrativaPublication . Mantovani, Gustavo Sabino Pinho; Coelho, Maria JoãoO presente estudo tem por objetivo analisar as causas da pericoronarite, a microbiota envolvida nessa patologia e os tratamentos utilizados. A pesquisa foi realizada através da base de dados PubMeds, Lilacs, entre os anos de 1981 e 2020. A pericoronarite é uma infeção do tecido mole associada à coroa de um dente parcialmente irrompido. É mais comumente visto em relação ao terceiro molar mandibular incompletamente irrompido, incluindo a gengiva e o folículo dental. O mucoperiósteo suprajacente e fenda resultante agem como um depósito para alimentos e detritos nos quais bactérias orais se multiplicam rapidamente. Uma reação inflamatória pode resultar de toxinas liberadas pelas bactérias. De acordo com a Classificação Internacional de Doenças, a pericoronarite pode ser classificada como pericoronarite aguda e crónica e, segundo alguns autores, as complicações podem ser de âmbito mais severo e levar a situações de risco eminente de vida.
- Women’s activism in the Moroccan digital public sphere: rising above conservatism and fighting for social changePublication . Hachki, Hajar; Torres, RuiThe goal of this dissertation is to demonstrate the use of the public sphere in sharing information, calling for action, and increasing awareness in regards to women’s injustices and violence in Morocco. It also aims at exploring the role of Facebook pages as an instrument for social criticism, by investigating the common discourses that take place online, from the perspective of pages’ administrators and editors. I will be using content analysis on Facebook, by gathering posts that analyze the common keywords, topics, and purposes of communication contents. The selected Facebook pages, from which posts will be gathered, are targeted to women, were created between 2012-2020, and include keywords on the title that indicate the content of these pages. I have used systematic sampling, by selecting every tenth post from every page. For the theoretical background, I have used academic articles and books as secondary data to support my analysis. The results of the content analysis revealed a strong presence of words such as violence, rape, and assault among more than half of 300 Facebook posts. They also show that the main goals of communication contents revolve around calling for action and sharing information about victims of rape or domestic violence, articles about women’s rights and equality, and stories about the assault. Some posts also have two goals, which is to express an opinion and call for action. Also, language varies among the posts, as there is a strong presence of English either as the main language used or as a translation to the post. Arabic is mostly used, as it is the official language of the country. The use of the English language is surprising, considering that French is the second language in the country. Multiple links, redirecting visitors to online newspapers to read about a particular subject in the context of women’s rights and struggling, appeared throughout the content analysis, which could also be interesting to deeply analyze in future studies.