Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Autismo e a saúde oral: uma revisão narrativa da literaturaPublication . Gouedji, Karen Stéphanie; Monteiro, BeatrizAs pessoas que queiram fazer parte de uma equipa médica, gostam tanto do contacto humano como de ajudar e cuidar do próximo. O autismo é definido como uma desordem neurológica de etiologia desconhecida. As pessoas que sofrem de autismo não gostam do contacto humano e têm dificuldades em interagir com os seres humanos. É desta forma que nos podemos interrogar de que maneira é que uma equipa médica, especialmente o médico dentista, se deve comportar, adaptar e cuidar dos pacientes autistas e quais serão as medidas e técnicas configuradas para facilitar esta interação. Para responder às questões acima, este trabalho tem como objetivo, abordar o tema, começando pela definição de autismo, o seu diagnóstico, as suas características, assim como, abordar a melhor forma de tratamento destes pacientes na área da saúde oral, começando com a prevenção dentária até à intervenção do médico dentista no consultório. Para a realização desta revisão narrativa da literatura, foram utilizados os motores de busca: Pubmed, Google Scholar, Science Direct e B-On.
- A influência do espaço e da cor no consultório de Medicina DentáriaPublication . Gonçalves, Hélder Miguel Cardoso; Cordeiro, SilvérioO espaço e a cor, dentro do contexto da saúde, surgem agregados a características indeléveis, intrínsecas nas organizações de saúde (OS), inclusivamente na saúde oral, como é o caso da humanização e comunicação, tendo componentes físicos, sociais e profissionais de grande relevância, que justificam a importância de um conhecimento mais aprofundado. O estudo compreendeu recolha de informação bibliográfica mais significativa, relativamente à influência do espaço e da cor no comportamento e inter-relacionamento do paciente/médico dentista, na eficiência do trabalho executado pelo profissional, assim como a importância da sua aplicação. Com base nestas diretrizes, pretende-se sensibilizar os médicos dentistas, privilegiando sempre o doente, sem relegar para segundo plano tais temáticas, apostando por isso, em espaços mais confortáveis e eficientes, que resultarão numa maior eficiência clínica, técnica e relacional.
- Síndrome de burnout em medicina dentária: do estudante de medicina dentária ao médico dentistaPublication . Santos, Joana Martins de Campos Nascimento dos; Cordeiro, SilvérioOs estudantes de medicina dentária (EMD) e os médicos dentistas (MD) estão cada vez mais suscetíveis a altos níveis de stress e burnout, com repercussão negativa na sua vida pessoal e profissional. O burnout é uma síndrome psicológica multifatorial, descrita através de três dimensões: elevada exaustão emocional, elevada despersonalização/cinismo e baixa realização profissional/eficácia, profissional. O principal objetivo desta dissertação é contribuir para uma maior compreensão da Síndrome de Burnout, conhecer os fatores de vulnerabilidade que suscetibilizam o seu aparecimento nos EMD e nos MD, perceber se existem medidas de prevenção, deteção precoce e tratamento. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos com recurso à base de dados MEDLINE/PubMed. Concluiu-se que a ocorrência da síndrome de burnout em EMD e em MD é frequente, estando associada a diversos fatores. Seria importante considerar estratégias de coping para conseguirem lidar e ultrapassar as circunstâncias adversas ou geradoras de stress, bem como os problemas e para controlo das emoções a que estão suscetíveis durante o período da formação universitária, bem como ao longo de todo o percurso profissional como MD.
- A adesão das resinas compostas no esmalte hipomineralizadoPublication . Manso, Ana Margarida Saleiro; Crespo, ManuelaObjetivo: Explicitar as dificuldades da adesão das resinas compostas ao esmalte hipomineralizado e elucidar os médicos dentistas acerca dos sistemas adesivos que, de acordo com a evidência científica atual, apresentam os melhores resultados clínicos. Metodologia: Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica de artigos científicos, recorrendo a diversos motores de busca e bases de dados utilizando como palavras-chave: Molar Incisor Hypomineralization; Adhesive Systems; Adhesion; Hypomineralized Enamel; Treatment; Enamel Anomalies; Amelogenesis. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 30 artigos para revisão. Tópico abordado: Reabilitar um paciente odontopediátrico com defeitos de estrutura do esmalte é sempre um desafio para o médico dentista, desde a seleção da técnica restauradora até ao controlo de comportamento da criança. Quando se opta por um tratamento restaurador com resina composta é fulcral ter em conta as características deste esmalte hipomineralizado, e selecionar o adesivo mais apropriado para otimizar o sucesso e longevidade destas restaurações.
