Browsing by Issue Date, starting with "2014-07"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Characterization of the benthic macroinvertebrate communities of an urban river (rio Tinto , Portugal)Publication . Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira deThe Water Framework Directive ( DQA-2000/60/EC ) establishes as its main objective the achievement of a good ecological quality of all inland surface waters and groundwater by 2015 , and introduces the concept of " ecological status " of an ecosystem , which includes the study of a wide range of parameters and factors for determining the " health " system " . This work, carried out within a project which main objective is the rehabilitation of a small watercourse in high degree of ecological degradation, aims to make the study of benthic macroinvertebrate communities and some parameters related to the ecological state of Rio Tinto (Douro watershed) in order to determine the main sources of pollution and to propose measures for its rehabilitation. This study compare results (metrics and functional structure) of samples of the benthic macroinvertebrate communities collected at 10 sampling sites along the river in 2013/14 and values of some hydro-morphological, physical and chemical parameters. The results indicate that it is a water course which presents a high degree of degradation due to problems with artificiality of the channel and receipt of domestic and industrial effluents.
- Computational development of rubromycin-based lead compounds for HIV-1 reverse transcriptase inhibitionPublication . Bernardo, Carlos E. P.; Silva, Pedro J.The binding of several rubromycin-based ligands to HIV1-reverse transcriptase was analyzed using molecular docking and molecular dynamics simulations. MM-PBSA analysis and examination of the trajectories allowed the identification of several promising compounds with predicted high affinity towards reverse transcriptase mutants which have proven resistant to current drugs. Important insights on the complex interplay of factors determining the ability of ligands to selectively target each mutant have been obtained.
- Study of ecological succession of benthic communities macoinvertebrados in the process of colonization of a small watercourse after a long droughtstudy of ecological succession of benthic communities macoinvertebrados in the process of colonization of a small watercourse after a long droughtPublication . Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira deThe benthic macroinvertebrate community consists of a group of organisms that have a wide variety of anatomical, physiological and ecological. This diversity allows them to colonize all types of aquatic ecosystems and makes them one of the most popular indicators of biological quality of water through the use of a large number of methodologies since the use of diversity indices and richness to methods based on the structure of the communities. One of the main factors that affect the structure of benthic macroinvertebrate communities are the changes on the flow patterns induced by climatic changes or by human action. The purpose of this work is to study the changes on the structure of benthic macroinvertebrate communities along the recolonization time after a period of total drought of a section of the Poço Negro creek, a small water course in the North of Portugal. This study compare results (metrics and functional structure) of samples collected conducted prior to the total dry of creek with samples taken after the first rainfall along.
- Higiene oral em bebésPublication . Dias, Marlene Sofia Ferreira; Rodrigues, RitaSendo a saúde oral uma parte importante da saúde geral da criança, e muitas vezes negligenciada, pela população em geral, existe uma grande necessidade de alertar os pais, para a higiene oral dos seus filhos, de modo a prevenir doenças como a cárie dentária. A erupção dentária pode por vezes causar algum incómodo provocado por gengivas inflamadas, aumento da salivação, perda de apetite, ansiedade e dificuldade em dormir descansado. Os dentes decíduos têm funções importantes a desempenhar como a mastigação, deglutição, fonética e ate mesmo a estética. São igualmente importantes na manutenção de espaço para os dentes definitivos e influenciam no crescimento dos maxilares. É importante dizer que nos dentes decíduos, pelas suas características estruturais, a cárie dentária evolui mais rapidamente. Este trabalho tem como principal objetivo esclarecer o que os pais sabem sobre a correta higiene oral dos seus bebés. Mesmo antes de erupcionarem os primeiros dentes, os pais devem higienizar as gengivas do bebé. Quando o primeiro dente decíduo erupciona, deve-se promover a sua higienização além da higienização da gengiva remanescente. A primeira consulta deve ser realizada entre os 6 e os 12 meses de idade, de modo a orientar os pais para os hábitos de higiene e alimentares mais indicados. Idealmente e quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada de 6 em 6 meses. Podemos afirmar que é sem dúvida necessário investir mais numa Odontopediatria direcionada para o bebé, para assim alcançar, no futuro, uma melhor saúde oral infantil.
- Desafios e oportunidades da Sociedade em Rede para o ensino e a aprendizagemPublication . Gouveia, Luis Borges
- A internacionalização do ensino superior como processo de inovação institucional: estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAPPublication . Oviedo, Lourdes Evangelina Zilberberg; Trigo, Nadine RombertO trabalho a seguir analisa o processo de internacionalização do ensino superior sob a ótica da inovação institucional. Através do estudo de caso da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP, e a partir do conceito de inovação de Rogers (1983) e da teoria da inovação aplicada às instituições de ensino superior, de Levine (1980), identificaremos se o processo de internacionalização é percebido pelas diversas áreas acadêmicas como inovador, quais são seus benefícios e qual é o estágio em que a instituição se encontra. No intuito de contribuir para uma melhor compreensão do fenômeno, parte-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos de globalização, o contexto da sociedade global e, principalmente, analisa a internacionalização do ensino superior com suas principais características, tendências, motivações, atores, dimensões, estratégia e estágios. A pesquisa qualitativa completa-se com a triangulação teórica da teoria da criatividade e da inovação aplicadas ao ensino superior e à internacionalização. A percepção das diversas unidades sobre o assunto é apresentada a partir dos resultados das entrevistas semiestruturadas, realizadas com as principais autoridades da instituição objeto da análise.
- Estudo sobre a criatividade e a liderança: resultados de uma análise qualitativa no estado de São PauloPublication . Alves, Elisabete Aparecida; Cunha, PedroO objetivo geral deste trabalho é procurar identificar e analisar algumas das características de pessoas criativas e qual sua relevância para o papel do líder. O líder tem um papel fundamental para a obtenção de um ambiente organizacional produtivo e contribui para resultados mais eficientes e eficazes (Kouzes e Posner, 2013). Em termos teóricos, começamos por apresentar os conceitos de criatividade, personalidade criativa, métodos criativos, liderança, com base nas teorias contingenciais e o papel do líder na condução das equipes. De igual modo, são debatidas e relacionadas os conceitos de personalidade criativa e a liderança criativa, considerados alguns métodos criativos que o líder utiliza para gerar idéias inovadoras e colocá-las em prática, observando ainda que critérios são utilizados e como são avaliados os processos de inovação. Em termos empíricos, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base na aplicação de uma entrevista semiestruturada a cinco pessoas que ocupavam posições de direção e liderança, com o objetivo de verificar especificamente a relação possível entre criatividade nas empresas, características do líder criativo e algumas dimensões sobre o autoconceito do líder criativo. Os resultados provenientes da análise do conteúdo das entrevistas apontam no sentido de confirmar o quanto a cultura das empresas e as características de pessoas criativas no papel de líderes podem contribuir para que as equipes também sejam mais criativas e os resultados mais eficientes e eficazes.
- Inovação de marca: o que sou, o que faço, o que digo e o que posso serPublication . Ramos, Liliane Moreira; Mesquita, FranciscoEm um ambiente mercadológico ultra-competitivo, inserido em uma sociedade marcada pela volatilidade dos valores, pelo empoderamento individual e pela busca por novos significados, a inovação nas organizações continua a se fazer necessária. Porém os desafios para gerar relevância se ampliam: é preciso gerar valor compartilhado e manifestar concretamente os significados compartilhados por uma marca com os diferentes públicos com os quais se relaciona. A inovação é resultado da ação criadora e recebe a influência dos estímulos e dos bloqueadores criativos nas organizações. Com a evolução do conceito de marca, de uma ótica subordinada ao produto no mix de marketing para uma ótica de cultura de marca, que define e rege o campo do valor e significado compartilhados, a inovação de marca passa a ser um desafio central para as empresas. Assim como evoluiu o conceito de marca nas organizações, também se desenvolveram as ferramentas de gestão de identidade de marca: elas ampliaram seu alcance de um contexto em que dirigiam “o que uma marca faz” e “o que uma marca diz” para um contexto em que definem e orientam também “como uma marca atua” e “o que uma marca é”. Sendo também resultado de um processo de criação nas organizações, a inovação de marca recebe a influência de estímulos e bloqueadores criativos, específicos para a realidade deste processo. No âmbito desta investigação, a relação das ferramentas de gestão de identidade de marca com os estímulos e bloqueios criativos do processo de inovação de marca foram analisadas a partir de entrevistas em profundidade semi-estruturadas com executivos de agências de inovação de marca atuantes na cidade de São Paulo. Os resultados indicam que as ferramentas de gestão de identidade de marca podem atuar como potencializadoras de uma inovação mais radical e relevante em conjunto com outros estímulos e desbloqueadores criativos. Influenciam, assim, uma inovação orientada pelo núcleo mais essencial de uma organização, capaz de renovar seu valor de forma autêntica e única.
- As características criativas dos jogadores brasileiros de futebolPublication . Finardi, Alessandro César; Seabra, DanielA criatividade sempre esteve relacionada a atributos de ordem mitológica, mágica ou considerada como um dom restrito a um pequeno número de privilegiados, com destaque para os gênios e artistas. Este panorama começou a ser mudado a partir da segunda metade do século XX, quando a criatividade passou a ser estudada cientificamente e, consequentemente, passou a ser revelada não mais como um talento natural, mas como um atributo que pode ser aprendido por qualquer pessoa que se disponha e tenha acesso às técnicas para desenvolver o seu potencial criativo. Dentre as pesquisas acerca da criatividade, as características das pessoas consideradas criativas é um tema abordado por um vasto número de especialistas em diferentes campos de atuação. Em virtude de seu aspecto multidisciplinar, a criatividade está inserida, muitas vezes de maneira imperceptível, em todas as atividades humanas, inclusive nos esportes. Conhecido como “País do Futebol”, o Brasil faz juz a este título ao se constatar a presença massiva do esporte coletivo mais popular do mundo na vida e no cotidiano dos brasileiros, quer seja pela prática em si ou pela colossal exposição midiática. Ao se juntar a simplicidade para se obter os recursos necessários para o jogo com a capacidade do povo brasileiro em improvisar a partir de suas necessidades, o futebol alastrou-se pelo país, rompendo o caráter elitista dos seus primórdios. A formação sociocultural brasileira marcada pela intensa miscigenação de índios, europeus e africanos, resultou em elementos para compor a brasilidade expressa por meio da música, dança, carnaval e futebol. Este último, ao se misturar com outros atributos essencialmente brasileiros, desenvolveu características distintas do “futebol-força” praticado pelos europeus, passando a ser considerado “futebol-arte”. Os jogadores brasileiros são mundialmente conhecidos pelo estilo individualista, habilidoso e criativo. O presente estudo procurou conectar a criatividade ao estilo de jogo brasileiro, com o objetivo de identificar as características geralmente atribuídas aos jogadores de futebol brasileiros a partir da percepção de especialistas na modalidade.
- Criatividade e inovação no design de produto: a ressignificação criativa no contexto da marca AlessiPublication . Sansão Junior, Roberto; Cardoso, Paulo Ribeiromercado corporativo busca cada vez mais soluções inovadoras que possibilitem as empresas se diferenciarem. O design de produtos tem-se mostrado uma solução interessante a partir do princípio que permite atribuir novos significados aos objetos, ganhando a atenção do consumidor e gerando resultados financeiros. A proposta desse trabalho é investigar a possibilidade do uso da inovação no design como forma de oferecer novos significados (ressignificar) aos produtos consumidos pela sociedade, a fim de se obter diferencial competitivo quando do lançamento de novos produtos. A investigação utilizou para tal, dois estudos: um Estudo de Caso da marca Alessi, no qual foi possível entender como essa estratégia de inovação foi inserida no contexto da empresa e uma Pesquisa com Especialistas face à marca Alessi e seus produtos, com a qual foi possível conhecer os principais atributos e associações que contribuem para o sucesso da empresa. Como principais conclusões foi possível compreender que a Alessi tem em sua estratégia de negócios a inovação como principal pilar, possui um ambiente interno inovador, criou processo próprio para geração de novas ideias, aliando contribuições externas de designers internacionais, além de se utilizar de técnicas de criatividade e sustentar a marca com uma série de atividades que a consolidam no mercado e a diferenciam de seus concorrentes.