Browsing by Author "Vilar, Ana Sofia da Santa"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Criação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de casoPublication . Vilar, Ana Sofia da SantaEste artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros. This article focuses on the interconnection between the creation of museum and the management of information units and the new information technologies as practical means of registering objects with cultural and heritage content. These are also analysed as representative of social behavior. Having in mind the characterization of collections and the use of technological novelties, museums try to adapt some traditional practices to the new realm of innovative computer technologies. As such, combining multimedia elements and electronic catalogs created from Collections Management Systems hypermedia used as primary resource to present museological items gained space. By posting those catalogs in the Internet the museum reveals its relationship with electronic resources. Furthermore, the socialization strategies of the museum on what concerns information dissemination are also made clearer by the use of these new collection management systems. Statements on citizenship and cultural values are made evident side by side with strategies to preserve collective memory in a field where museums have been working as pioneers.
- Unidades de informação: criação e gestão de catálogos electrónicos em colecções museológicasPublication . Vilar, Ana Sofia da Santa; Lira, SérgioNuma era caracterizada por mudanças de paradigma no que concerne a reconfigurações sociais, políticas e económicas, os museus encontram-se numa busca de identidade contemporânea. Enquanto meio de comunicação aberto ao mundo exterior, os museus devem definir missões e objectivos propondo um plano estratégico que articule de modo eficiente métodos e ferramentas de modo a rentabilizar recursos existentes e enquadrar a sua gestão segundo parâmetros de maior autonomia. Sendo o museu uma instituição organizada e estruturada segundo parâmetros direccionados para a preservação e conservação da memória social, cultural, histórica e patrimonial de uma, é natural que os seus objectivos, planos de procedimento e práticas de divulgação se alterem, numa tentativa de adaptar os mesmos, à evolução social e de mentalidades. Fenómenos evolutivos como a generalização das novas tecnologias da informação e da comunicação estão na base das grandes mudanças de paradigma dos museus. Para alcançar uma simbiose entre a inovação tecnológica e o ser humano é necessário estreitar a relação entre promotores e conservadores de identidades sociais como os museus e a tecnologia. Como tal, uma rede de normas, aplicações informáticas, ligações técnicas e humanas culminam num vasto sistema comunicacional de qual os museus contribuem activamente. O presente trabalho está dividido em duas partes complementares: a primeira constitui uma abordagem conceptual em que é dado a conhecer a evolução da museologia e como o museu se apresenta enquanto instituição geradora de informação; reflectir sobre a gestão e a organização das unidades de informação museológicas ressalvando as práticas documentais (registar, inventariar e catalogar) e a normalização de ferramentas e de métodos; por fim serão definidos quais os meios informáticos disponíveis no apoio à gestão como os Sistemas de Gestão de Colecções e até que ponto a informática é um factor de sociabilização e de difusão de informação museológica. A segunda parte desta dissertação centra-se no estudo de caso que pretende dar a reconhecer como doze museus situados geograficamente no Grande Porto gerem e reconhecem as mais-valias dos Sistemas de Gestão de Colecções em utilização. In an era characterized by shifting paradigms concerning social, political and economic configurations, museums are in search of a contemporary identity. Museums, as means of communication open to the outside world, must define tasks and purposes presenting a strategic plan that efficiently articulates methods and tools in order to better apply existing resources and encompass their management according to parameters of greater autonomy. The Museum being an organized and structured institution, according to parameters focused on the preservation and conservation of social, cultural, and historic heritage of a given society, it is only natural that its objectives, plans and disclosure practices change in an attempt to adapt themselves to social evolution and mentalities. Evolutionary phenomena as the generalization of new media technologies are the core of the museums‟ paradigm changes. To achieve a symbiosis between technological innovation and the human being, it is necessary to strengthen the relationship between social identity promoters and conservationists such as museums and technology. As such a network of norms, software, as well as technical and human connections culminates in a vast communicational system to which museums contribute actively. This research is divided into two complementary parts: the first is a conceptual approach which provides the evolution of museology and how Museums present themselves as institutions that generate information. It also embraces on the museums‟ information units‟ management and organization focusing on the documentation practices (registration, inventory and catalog) as well as on tools and methods norms‟. Finally it is intended to assess which computer management means are available that support the Collection Management Systems‟ and to what extent the computer is a factor of socialization and Museum information‟ transmission. The second part of this dissertation focuses on case study meant to recognize how twelve museums situated geographically in the Oporto area generate and recognize the value of Collections Management Systems.