Browsing by Author "Vieira, Luis Henrique Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A publicidade das marcas de operadoras de telecomunicações em Portugal: análise das campanhas e da perspetiva dos consumidoresPublication . Vieira, Luis Henrique Ferreira; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho tem como tema principal a publicidade das operadoras de telecomunicações em Portugal. Com base nesta temática, procurou-se desenvolver um trabalho em que o principal objetivo era analisar os spots publicitários das marcas MEO, NOS e Vodafone com base numa série de categorias que nos permitiram descobrir as características, semelhanças e diferenças existentes. Para esse propósito foram utilizadas duas metodologias diferentes, no Estudo I, para analisarmos os anúncios, foi utilizada uma metodologia de análise de conteúdo tendo por base o preenchimento de uma grelha de análise seguida de uma análise quantitativa dos dados. O corpus deste estudo foi constituído por 59 anúncios das três marcas, veiculados durante um determinado período de tempo. Pudemos verificar que existem diferenças bastante significativas nos anúncios das marcas, seja ao nível do tom de mensagem, nos cenários e nas personagens que utilizam. No segundo estudo, procurou-se descobrir a perspetiva dos consumidores face à publicidade dessas marcas. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa tendo por base um questionário administrado a uma amostra de consumidores, composta por 126 indivíduos, tendo sido os dados tratados de forma quantitativa. Pudemos constatar que ambas as marcas têm uma recordação positiva, liderando o ranking de recordação a marca MEO, seguindo-se a NOS e por último a Vodafone. De uma maneira geral a MEO foi considerada pelos entrevistados como a mais positiva. Tendo em conta os objetivos deste trabalho, podemos concluir de uma maneira geral que apesar das diferenças existentes na publicidade de cada marca estas são recordadas e consideradas positivas pelos consumidores.