Browsing by Author "Vidovix, Aymme Katherine"
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- Planejamento estratégico em turismo: análise do destino TaquaruçuPublication . Vidovix, Aymme Katherine; Salazar, AnaTaquaruçu, situado no Estado do Tocantins, Região Norte do Brasil, distrito de Palmas – TO está inserido em uma grande Área de Preservação Ambiental, denominada Serra do Lajeado. Taquaruçu é conhecido pela natureza local, clima agradável e água em abundância, o que atraiu grande parte da população moradora. Dada a sua importância e do turismo para a região, faz-se necessário pensar num planejamento estratégico do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo. Neste sentido, esta dissertação aborda o processo de planejamento estratégico em turismo, tendo como foco a análise do destino Taquaruçu e objetivos de demonstrar as fases, conceitos, modelos e ferramentas de um processo de planejamento estratégico em turismo, desenvolvendo uma análise desse processo aplicado ao destino Taquaruçu, referente a oferta e a procura e em termos de segmentação e posicionamento. Objetiva ainda propor recomendações para a implementação de um plano estratégico para o produto turístico Taquaruçu, ao nível de estratégia de desenvolvimento. Como forma de metodologia de pesquisa utilizada optou-se por um design exploratório disponível sobre os temas abordados, fundamentado em autores conceituados no assunto, e por um design descritivo, através da aplicação de questionários que fora aplicado através do método de amostragem não probabilística por julgamento aos agentes do turismo e por conveniência aos usuários. Para a análise de dados dos questionários utilizou-se dos métodos qualitativo para a análise dos conteúdos e do quantitativo para a o estabelecimento das estatísticas descritivas. Os resultados obtidos através da aplicação dos questionários a vários agentes (públicos e privados) e aos usuários de Taquaruçu revelam que o planejamento estratégico para o distrito é de suma importância uma vez que o mesmo ainda sofre muitas lacunas e problemas, porém com um grande potencial para o turismo. Conclui-se assim da necessidade da elação de um planejamento estratégico em turismo de forma a constituir um verdadeiro organismo que possa gerir os interesses dos vários atores envolvidos e beneficiados, adotando uma estratégia comum e partilhada por todos, aproveitando das características ímpares do distrito e dos moradores como ativo diferenciador e importante para um destino único.
