Browsing by Author "Vasconcelos, Olga Narciso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Motivação e disciplina: perceção de alunos e professores da Escola de Ensino Básico e Secundário da Bemposta, em Portimão (Algarve)Publication . Vasconcelos, Olga Narciso; Coelho, Fátima; Nunes, ArmindoA motivação e a disciplina, na sala de aula, têm sido matéria de relevo na vida escolar dos intervenientes. Este estudo teve como objetivos gerais, relacionar as características pessoais dos alunos com a sua motivação e disciplina e relacionar as características pessoais dos professores com as perceções sobre as características de um aluno indisciplinado e desmotivado. Foram definidos nove objetivos específicos. Os dados derivam de inquéritos por questionário aplicados a vinte e seis alunos e doze professores, da turma C do 7º ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária da Bemposta, em Portimão. Concluiu-se que a desmotivação é o motivo fulcral para os alunos não gostarem de estudar. A maioria destes alunos perceciona-se como sendo faladora e pouco participativa. Espanhol é a disciplina preferida e Físico-Química é a menos preferida, devendo-se ambas à motivação nutrida pelos conteúdos e pelos professores. Alguns não possuem motivação para as aulas e muitos consideram-se indisciplinados. O que os motiva é a aprendizagem e os professores. O que os desmotiva é a indisciplina da turma, as matérias e os professores. Insultar e desencadear motim são os comportamentos mais percecionados como indisciplinados. Grande parte dos docentes inquiridos é unânime na presença de desmotivação (maior incidência) e de indisciplina (menor incidência) na turma. Maioritariamente, o que motiva os alunos para a aprendizagem é a compreensão da utilidade das disciplinas escolares, a par da relação empática com os professores. Alunos repetentes gostam menos das aulas e têm uma menor motivação. A distração é a principal característica assinalada a alunos desmotivados. Alunos com um nível semelhante de conhecimentos e de sucesso académico, na mesma sala, proporcionam boa aprendizagem e aquisição de competências. A movimentação dos alunos e a relação família-escola influem no aparecimento da indisciplina. O elogio é a estratégia de prevenção mais assinalada. O reforço positivo, pelo comportamento adequado, é a estratégia de modificação comportamental mais mencionada. Qualquer tipo de agressão é percecionado como comportamento indisciplinado.