Browsing by Author "Souza, Lygia Cristina Senhoreto de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O processo de inclusão dos alunos com NEE: um estudo comparativo entre escolas particularesPublication . Souza, Lygia Cristina Senhoreto de; Marinho, SusanaA demanda de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) cresce a cada ano e, por lei, as instituições escolares, incluindo as particulares, têm por obrigação promover a inclusão por meio de acesso físico ao local e de metodologias que observem as necessidades e limitações da diversidade de alunos em sala de aula. Este trabalho buscou investigar como se processa a Educação Inclusiva em escolas privadas, tanto nos aspectos físicos quanto pedagógicos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: Como se dá o processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas da rede privada de ensino? Para responder a esse questionamento, o objetivo geral desta investigação procurou analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com NEE de escolas da rede privada de ensino, especificamente ao nível dos conteúdos programáticos, da estrutura física das escolas da rede privada e do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. O estudo foi realizado em cinco escolas particulares localizadas no Estado de São Paulo com recurso a um questionário construído pela investigadora para este estudo com base na revisão da literatura e autores como Castilho (2009), Noronha (2016), Queiroz e Guerreiro (2019), e com questões do Index para a Inclusão dos autores Booth e Ainscow (2002), e aplicado a 17 profissionais (diretores, supervisores e coordenadores). A partir da análise dos resultados, concluiu-se que foram identificadas lacunas ao nível da formação qualificada dos professores, de informações pertinentes aos alunos com NEE dentro do PPP, infraestrutura pedagógica e trabalho multidisciplinar: Entre esses elementos, ainda há muito a fazer para que as escolas da rede privada de ensino se tornem ambientes inclusivos, respeitando e atendendo de forma adequada as necessidades de cada estudante.