Browsing by Author "Souza, Liana Mello da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O coaching como ferramenta de gestão de carreira: perspectivas de estudantes dos cursos superiores de uma instituição brasileira de ensino públicoPublication . Souza, Liana Mello da Silva; Pimentão, Cristina; Siqueira, Hilze Benigno de Oliveira MouraEste estudo buscou analisar a pertinência do coaching como ferramenta para uma escolha acadêmica alinhada ao propósito de vida e gestão de carreira dos estudantes dos cursos superiores de uma instituição brasileira de ensino público. Trata-se de uma investigação exploratória, de abordagem qualitativa, com uso da técnica de focus group, mediada por Guião composto por questões semiestruturadas, exploradas em 8 grupos e analisadas pelo método de conteúdo de Minayo (2002). A amostra foi constituída por 40 estudantes, 16 homens e 24 mulheres, de cursos das licenciaturas e tecnológico em alimentos da referida instituição, com idades entre 19 a 50 anos. Os resultados apontaram para cinco categorias temáticas, a saber: 1) critérios e influências na escolha dos cursos; 2) satisfação com o curso; 3) conhecimento sobre coaching e contato com coach ou outra metodologia de orientação profissional; 4) contribuições das ferramentas de coaching para o propósito de vida; 5) necessidades na trajetória para direcionamento para a área de atuação. Desse modo, observou-se que o critério de escolha do curso foi considerado um desafio, influenciado pela imaturidade em torno da tomada de decisão, pela informação obtida sobre o curso e dificuldade de acesso ao ensino superior. A maioria apresentou-se totalmente satisfeitos, com perspectiva de carreira e referiram não conhecer sobre coaching, nem ter contato pessoal com o coach, mas expressaram a necessidade de ajuda ou orientação de um coach ou outro profissional para auxiliá-los nessa trajetória. Em relação à metodologia de coaching, consideraram pertinente para a compreensão dos objetivos/propósito de vida alinhados à carreira. Diante do exposto, os resultados atenderam a todos os objetivos propostos e demonstraram a importância das ferramentas de coaching na perspectiva dos estudantes para a gestão da carreira. Entende-se que este estudo não se esgota aqui, contudo poderá trazer contribuições do coaching de carreira para estudantes. Sugere-se novas investigações voltadas à aplicabilidade de um programa nas instituições de ensino que auxiliem os alunos desde a escolha do curso até a carreira profissional.