Browsing by Author "Soares, Sofia Miravall Silva Baptista"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atitudes dos consumidores face às marcas do distribuidor e do fabricante: uma análise de duas marcas portuguesas no sector lácteoPublication . Soares, Sofia Miravall Silva Baptista; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação de mestrado analisa a atitude do consumidor face às marcas do distribuidor e do fabricante. Em concreto são estudadas duas marcas de lacticínios distintas: Terra Nostra e Continente. Após a revisão da literatura sobre os principais conceitos envolvidos no tema da dissertação, apresenta-se um estudo empírico baseado num inquérito por questionário. Este questionário foi aplicado a uma amostra constituída por 204 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos, havendo um equilíbrio entre o sexo feminino (105 indivíduos) e o sexo masculino (99 indivíduos). Na análise dos dados é possível verificar que a marca de fabricante obtém valores mais altos em diversas variáveis colocando-a acima da marca do distribuidor, nomeadamente em termos de valor, qualidade, prazer e projeção. A variável que não apresenta diferença significativa é o preço. Esta dimensão é aceite e valorizada pelo consumidor, quer na marca do fabricante, quer na marca do distribuidor. No final da dissertação são apresentadas as principais conclusões e algumas sugestões, quer para profissionais, quer para investigadores.