Browsing by Author "Silva, Susana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação lúdica no anúncio publicitário: o jogo discursivo com o leitorPublication . Silva, Susana; Torres, Rui; Simões, Elsa
- A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de Análise IntertextualPublication . Silva, Susana; Torres, RuiEste artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia. This article addresses fantasy as a dimension of escape where to the individual projects himself, through the idyllic promise of consumption made by advertising. The analysis of some adverts evidences how intertextuality emerges as a privileged strategy that invites the reader to the advertising text, sending him to a universe of texts and references inscribed in his memory and in his culture, stimulating the imagination and the awakening of fantasy. Este artículo aborda la fantasía como una dimensión de evasión donde se proyecta el individuo, por medio de la promesa idílica del consumo hecha por la publicidad. El análisis de algunos anuncios muestra cómo la intertextualidad surge como una estrategia privilegiada que invita el lector al texto publicitario, remitiéndolo a un universo de referencias y textos inscritos en su memoria y su cultura, estimulando la imaginación y el despertar de la fantasía.
- Práticas e representações sociais face aos ciganos: o caso de Oleiros, Vila VerdePublication . Silva, Manuel Carlos; Silva, SusanaAnalisando os conflitos entre a comunidade de Oleiros e a minoria étnica cigana, pretendemos compreender a forma como os discursos,os comportamentos e as atitudes dos diversos actores sociais envolvidos neste processo reflectem a existência de tensões na estrutura social oleirense, entrevendo-se que os ciganos se tornam bodes expiatórios das clivagens criadas e de situações sócio-económicas e políticas que os ultrapassam. Analysing the conflicts between the Oleiros community and the gypsies ethnic minority, we aim to understand how the speeches, the behaviours and the attitudes of various social actors involved in this process reflect some tensions in the Oleiros social structure, which allow us to anticipate that the gypsies became a pretext to few created gaps and to socio-economic and politic situations that surpass them.
- O ritual da comunicação e o ritual do consumo: novas tribos, novos rituaisPublication . Silva, Susana; Galhardo, Andreia; Torres, RuiEste artigo aborda a condição dos objectos enquanto signos produzidos pelo discurso publicitário, promovendo uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre comunicação, consumo e publicidade. Nas sociedades contemporâneas, os objectos excedem as suas características funcionais para se revestirem de tecido simbólico, transportando significados e valores que se projectam nas relações sociais e na ideologia que orienta a actuação do indivíduo no mundo. Alargada e adaptada aos mais diferentes suportes desta cultura mediática, a publicidade equipara-se a uma forma de religião perante as novas tribos do consumo, elevando meros produtos a objectos mágicos e transformando rituais de aquisição em rituais de comunicação. Neste jogo simbólico, os objectos surgem plenos de valor identitário, representando socialmente o indivíduo e colocando-o perante as múltiplas imagens do consumo e de si mesmo.