Browsing by Author "Silva, Presline Blum da"
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- Influências dos dashboards nas empresas do agronegócio listadas pela revista ForbesPublication . Silva, Presline Blum da; Cardoso, António; Correa, Jusceliany Rodrigues LeonelDiante da carência por estudos específicos voltados para o dashboard em empresas do agronegócio, esta pesquisa direciona-se a descobrir quais as influências dos dashboards na discussão dos negócios nas 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes no ano de 2018. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as influências da utilização do dashboard na discussão dos negócios em empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes e como objetivos específicos analisar as 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio no Brasil listadas pela revista Forbes em 2018; identificar a percepção dos colaboradores frente às influências dos dashboards na discussão dos negócios e no processo decisório; descrever o impacto da variável funcionalidades e melhorias percebidas pelos colaboradores com o uso da tecnologia de business intelligence (BI) e dos dashboards e demonstrar a relevância do dashboard frente à variável que impulsiona o desempenho e fomenta a capacitação contínua. A pesquisa contribui com o âmbito acadêmico no sentido de proporcionar mais estudos na área investigada, considerando a lacuna existente, e auxiliou de uma forma geral a compreender as influências utilizando os dashboards nas empresas do agronegócio, buscando-se na pesquisa o conhecimento fundamentado na investigação reflexiva, metódica e sistemática da realidade investigada. Os procedimentos metodológicos que nortearam o estudo abarcam a elaboração de questionário e processos de coleta, análise e descrição dos dados, buscando-se atender os objetivos da pesquisa e compreender as influências dos dashboards na discussão dos negócios em empresas do agronegócio. No primeiro momento, foi elaborado um questionário e, com base no tema, realizou-se uma revisão na bibliografia, para obter conhecimento e analisar aspectos pertinentes ao tema proposto. Como forma de obter informações complementares da pesquisa, implementou-se um modelo quantitativo cujo design é exploratório-descritivo, e, utilizando o survey como método de coleta de dados, foram aplicados questionários em 432 colaboradores das 50 (cinquenta) melhores empresas do agronegócio listadas pela revista Forbes. Para analisar os questionários, foram utilizadas as análises estatísticas descritiva, diferença de médias, correlação, fatorial, regressão e análise de hipóteses, considerando os valores médios para as variáveis independentes e dependente. Ademais, foram geradas informações que auxiliaram a identificar e analisar as variáveis que condicionam o funcionamento adequado do processo em estudo. A pesquisa demonstrou que existem variáveis que influenciam de forma mais acentuada a discussão dos negócios da organização quando a empresa utiliza o dashboard, que a percepção dos colaboradores frente ao processo decisório e a utilização da ferramenta BI apresenta relação positiva sobre o dashboard, a capacitação contínua, considerando os avanços na tecnologia, influencia os negócios de forma significativa, utilizando o dashboard. Os achados confirmam resultados de outras pesquisas, tais como as realizadas por Turban et al. (2009); Pinto (2007); Kaushik (2010); Sallam et al. (2015); Andra (2006); Resnick (2006); e Inácio (2017), mencionando algumas influências que a tecnologia pode gerar.