Browsing by Author "Santos, Vera Cristiana Carrasquinho Mira dos"
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- Análise da influência reciproca entre competências matemáticas e competências de literacia emergente na educação Pré-escolarPublication . Santos, Vera Cristiana Carrasquinho Mira dos; Marinho, SusanaA literatura tem vindo a evidenciar a importância das competências de literacia emergente na aprendizagem da leitura e da escrita (Leal, Peixoto, Silva & Cadima, 2006). As competências de leitura e de matemática encontram-se relacionadas, por isso, crianças com dificuldades numa das áreas apresentam uma elevada probabilidade de indicar dificuldades na outra (Barberisi, Katusic, Colligan, Weaver & Jacobsen, 2005; Duncan et al., 2007). Esta influência entre ambas as competências surge ainda no período pré-escolar (Hooper, Roberts, Sideris, Burchinal & Zeisel, 2010). No presente estudo o objetivo principal é analisar a relação entre as competências matemáticas e as competências de literacia emergente em crianças na educação pré-escolar. Esta investigação encontra-se inserida em dois amplos projetos, designados “A Ler Vamos…” e “Matiga – Matemática Amiga”, que estão a ser implementados pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com diferentes agrupamentos de escolas do concelho. Participam nestes projetos crianças em idade pré-escolar. Neste caso os participantes abrangem idades entre os 3 anos e 11 meses e os 4 anos e os 11 meses de idade. Deste modo, para analisar esta relação recorreu-se às provas: Avaliação da linguagem oral (Sim-Sim, 2004); Bateria de Provas Fonológicas e de linguagem escrita, (Silva, 2003); Reconhecimento de Letras (Silva, 2004); Tarefa Ditado de Pseudopalavras; TEMA-3 designado Teste de Competências em Matemática, (Cadima, Abreu-Lima, Gomes, Coelho, Lobo, e Ramalho, 2008). Os resultados mostram que as competências de literacia emergente apresentam correlação significativa com as competências de matemática, à exceção da dimensão de supressão da sílaba. Relativamente às diferenças de desempenho entre sexos é possível afirmar que as meninas apresentam desempenhos médios superiores aos meninos, sobretudo na tarefa de análise silábica. Foi ainda possível apurar que não existem diferenças estatisticamente significantes entre agrupamentos no que diz respeito às competências de matemática e de literacia emergente, com exceção da análise silábica.