Browsing by Author "Santos, Ana Alexandra Moutinho dos"
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- Virtualidades na comunicação das marcas: aplicações da realidade virtual, realidade aumentada e vídeo 360ºPublication . Santos, Ana Alexandra Moutinho dos; Galhardo, AndreiaEste estudo tem como tema primordial a comunicação das marcas através da Realidade Virtual. Com base nesta temática, procurou-se desenvolver um estudo no qual o principal objetivo foi analisar vídeos publicitários de vários anunciantes, publicados no site Ads of the World, tendo como base uma série de categorias e subcategorias, que nos possibilitaram fazer a análise de algumas questões de investigação. De modo atingir tais propósitos foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, com intuito de analisar todos os anúncios da mostra, tendo por base 5 grelhas de análise e a consecutiva análise quantitativa dos dados. O Corpus deste trabalho contém 38 vídeos de 33 anunciantes, da coleção “VR in Advertising” do site referido. Ao caracterizar os vídeos, percebeu-se que existem 3 tipos: o de Realidade Virtual, de Realidade Aumentada e 360º. O mais utilizado pelos anunciantes foram os vídeos de Realidade Virtual. Observou-se também, que dentro da classificação de uma experiência virtual, existem três tipos de sessões: a passiva, a exploratória e a interativa. De acordo com os resultados observados nesta pesquisa, percebe-se que existem cada vez mais marcas com a intenção de proporcionar ao consumidor uma experiência diferente, que o envolva de maneira a este se sentir mais próximo com a marca, com o produto/serviço ou sensibilizado com determinado assunto. Verificou-se que algumas marcas já aplicaram a Realidade Virtual nos seus negócios e percebemos que já estão presentes em diversas áreas comunicacionais, nomeadamente no setor do turismo, moda, entretenimento, comunicação cultural, retalho e também em ações de sensibilização ao público. Julgamos que a Realidade Virtual, terreno que começa a ser desbravado pelas marcas, constituirá num futuro próximo uma forma usual de comunicar, com todas as vantagens que lhe são inerentes.