Browsing by Author "Sana, Ana Rosa do Carmo"
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- Análise do docente e do estudante face às tecnologias de informação e comunicação na educação superior para suporte ao processo de aprendizagem em sala de aulaPublication . Sana, Ana Rosa do Carmo; Gouveia, Luis BorgesOs problemas sociais no contexto brasileiro são muitos, e um deles está relacionado com a questão da adaptação dos profissionais nos mais diversos contextos de trabalho e, principalmente, da educação, mediante as exigências de um mundo globalizado e cada vez mais digital. Um dos desafios do docente na contemporaneidade é usar práticas inovadoras que contribuam e desenvolvam o indivíduo do ponto de vista pessoal, humano e social. A abordagem da educação conservadora, onde o estudante era um agente passivo e mero reprodutor de conhecimento, cede lugar a uma abordagem inovadora cujo objetivo é tornar o estudante independente e protagonista, não apenas como centro do processo de ensino e aprendizagem, mas igualmente como o seu ator, ativo e protagonista. O foco central desta pesquisa será analisar o comportamento docente frente às metodologias inovadoras, bem como, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior para suporte ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa justifica-se devido ao facto de que o ambiente do século XXI se torna cada dia mais exigente, tanto para o professor como para o estudante. Neste sentido, explorar as TIC tornou-se um elemento importante para o docente no ambiente da sala de aula; já o estudante, desenvolver competências axiológicas como autonomia e responsabilidade se tornaram necessárias para com a sua própria aprendizagem, deixando de ser apenas um receptáculo de conhecimento. Deste modo, o foco deixa de ser o professor e passa a ser o estudante que, agora, se encontra no centro do processo de ensino e aprendizagem. O problema abordado nesta pesquisa tem por origem a dificuldade de adaptação do professor às tecnologias de base digital, nomeadamente aquelas que suportam as metodologias ativas e, no estudante, que mesmo percebendo a demanda do século XXI ainda insiste em participar em um contexto de uma aprendizagem conservadora e tradicional, com base em conteúdos previamente estruturados. As hipóteses levantadas nesta pesquisa são de que para que a educação aconteça ela precisa ser ofertada com qualidade e significado, o professor deve buscar formas de tornar a sua aula mais significativa e atrativa promovendo qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudante terá aulas mais significativas que o preparam para um contexto profissional onde terá certamente que tomar decisões complexas. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa do estado da arte, de natureza descritiva e exploratória. Os resultados esperados da investigação apontam caminhos para a educação superior, bem como, auxiliam os seus professores na sua atividade letiva, com impacto para a qualidade de ensino no contexto educacional brasileiro. Essa investigação permitiu concluir que o docente precisa buscar preparo para utilizar as TIC de maneira eficaz a fim de contribuir com a aprendizagem do estudante, pois o ambiente pós-globalidade aliado às tecnologias pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente a qualidade desejada nas IES brasileiras, apontando pistas para a sua concretização.