Browsing by Author "Saarbach, Liane Lima Monteiro"
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- A relação entre stress ocupacional dos professores e a inclusão de alunos com deficiências: um estudo de caso na educação infantil de escolas públicas e particulares no município de Macapá, no estado do Amapá–BrasilPublication . Saarbach, Liane Lima Monteiro; Ramalho, JoaquimEste estudo tem por objetivo prioritário verificar os níveis de stress ocupacional em professores de turmas regulares de ensino do segmento da Educação Infantil frente ao processo de inclusão escolar. Trata –se de uma pesquisa de campo, exploratória, com tratamento quantitativo e qualitativo. O estudo foi realizado com 27 professoras de escolas de Educação Infantil, localizadas no Município de Macapá–Brasil, tendo como critério de participação o fato de lecionarem em turmas com inclusão de alunos com deficiências. O questionamento que norteia esta pesquisa é verificar até que ponto o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em turmas regulares de ensino tem acentuado o stress dos professores. Para a coletas de dados foram utilizados 4 instrumentos: o Questionário de Stress Ocupacional do Educador Infantil, que verifica o perfil e avaliação das professoras em sua atividade profissional, e as fontes de stress no trabalho; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL), o qual avalia a incidência do stress e os tipos de sintomas, a Escala de Avaliação de Reajustamento Social para verificar as fontes externas de stress dos últimos doze meses e a Escala de Avaliação de Eventos da Vida que visa determinar dentro de qual medida a inclusão de alunos deficientes dentro da sala de aula, é percebida como uma situação estressante pelo participante. Os resultados não revelam incidência de stress nos dois grupos estudados, há prevalência dos sintomas físicos nos dois grupos e os resultados mostram que não há diferença significativa entre ambas as escolas. Constata –se que as professoras da escola particular, é o grupo com maior número de participantes na fase de resistência do stress. As participantes não apresentam predisposição para adoecerem e verifica –se ainda, que as percepções de stress das professoras das escolas públicas e da particular são iguais, sejam elas de natureza positiva ou negativa. O grupo pesquisado não avalia seu trabalho como estressante, considera –o satisfatório, mesmo apontando os baixos salários e instabilidade no emprego como fonte de stress. Os resultados permitem concluir que a falta de recursos e a necessidade de formação específica são fatores que dificultam o processo de inclusão e que a permanência de crianças com deficiências em turmas regulares de ensino, não se configura em si, como um fator determinante para o stress.