Browsing by Author "Rua, Adriana Elena Rodrigues"
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- Contributo para o desenvolvimento de um instrumento de investigação neuropsicológica: um estudo de validação da BIN em crianças portuguesas de 7 anosPublication . Rua, Adriana Elena Rodrigues; Marinho, Susana; Aires, Joaquim Maria QuintinoEste projeto teve objetivo validar um conjunto de provas que investigam os analisadores do sistema visual, auditivo, somatocinestésico, motor, da atenção, da memória, executivo, fala, leitura e escrita e analisador intelectual, que constituem a BIN (Bateria de Investigação Neuropsicológica) numa amostra de crianças (N=196) de sete anos a sete anos e onze meses de idade da população portuguesa. Pretende-se contribuir com esta investigação para a validação da bateria de investigação neuropsicológica de acordo com a fundamentação dos sistemas funcionais de A. R. Luria. Neste sentido, para que se faça a compreensão correta do sintoma, a análise qualitativa deve desempenhar um papel decisivo no estudo da estrutura da perturbação e, por último, na identificação dos factores que provocaram o sintoma observado. Embora existam instrumentos de avaliação neuropsicológica em Portugal, essas provas não são compatíveis com a abordagem teórica de A. R. Luria, que compreende as funções nervosas superiores como um sistema ativo, integrado e complexo que deve ser analisado como tal. Para a prossecução do objetivo da validação da BIN foram incluídas diversas análises: exploração da estrutura fatorial da bateria através da análise de componentes principais, onde quarenta componentes foram distribuídas pelos onze analisadores; avaliação da associação entre as componentes constitutivas de cada analisador, tendo sido possível verificar uma associação estatisticamente significativa entre a maioria das componentes de cada analisador, dando consistência às estruturas fatoriais retidas para cada analisador; avaliação da influência do género e da escolaridade no desempenho de diversas provas, tendo-se constatado que não existem diferenças significativas no desempenho associadas ao género mas verificam-se diferenças estatisticamente significativas no desempenho quando associado às crianças mais velhas e do 2º ano de escolaridade. Foi ainda realizada uma análise das relações entre indicadores que foram investigados em diferentes tarefas, onde foi observado que os indicadores reconhecimento, concentração, inibição e formação de conceitos por complexo estão associados entre si, nas diferentes tarefas e analisadores.