Browsing by Author "Rosa, Mariana Aparecida de Oliveira"
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- Gestão de conflitos e inteligência emocional no contexto inclusivo: estudo sobre a atuação de setores multiprofissionais na educaçãoPublication . Rosa, Mariana Aparecida de Oliveira; Cunha, PedroA relação entre a inteligência emocional e a gestão de conflitos apontam novos horizontes para a escola contemporânea, que esbarra, de maneira inevitável e constante, em vários fatores desencadeadores de divergências, inclusive em relação à promoção da inclusão escolar. Nesse contexto, esta pesquisa investigou como o desenvolvimento da inteligência emocional e a gestão construtiva de conflitos, principalmente por meio da estratégia negocial, podem contribuir com a atuação dos colaboradores membros dos setores multiprofissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Este estudo foi desenvolvido junto à Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), nos 37 campi do IFSP. Para alcançar os objetivos aos quais se propôs, esta investigação realizou uma pesquisa bibliográfica e utilizou uma metodologia de natureza quantitativa, com a aplicação de questionários ao público-alvo – o Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE) e o Questionário de Competência Emocional (QCE), que trouxeram maior confiabilidade, precisão e validez para verificar a relação entre a gestão de conflitos e a inteligência emocional na educação. Para tanto, o trabalho foi organizado em três capítulos. No primeiro, foi feita a contextualização do grupo em estudo e estabelecida a abordagem teórica em relação ao tema da investigação. No segundo capítulo, foi desenvolvido o estudo empírico. No último, foram apresentados os resultados e as discussões acerca dos dados coletados, que foram analisadas pelo Statistical Package for Social Science (SPSS). Por fim, os resultados mostraram que há uma relação estatisticamente significativa entre a Gestão de Conflitos, mais precisamente a Eficácia Negocial de Conflitos na Escola, e a Competência Emocional. Na amostra constituída por 120 profissionais, 53,33% apresentaram pontuações entre regular e bom e 45,83% entre bom e muito bom no QENCE. No QCE, 28,33% apresentaram pontuações entre regular e razoável, 65,83% entre razoável e bom e 5% entre bom e muito bom.