Browsing by Author "Rocha, Carlos Alberto Martins da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Uso de live stream em ensino superior stricto sensu no Brasil/UFPR: avaliação do sistema EADPublication . Rocha, Carlos Alberto Martins da; Gouveia, Luis BorgesEstudo sobre o uso de live stream como ferramenta de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino superior, normalmente utilizado na educação a distância em cursos de graduação, agora adotada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em cursos presenciais de pós-graduação stricto sensu. Este estudo propõe uma metodologia avaliativa do sistema implantado, com base em uma proposta de levantamento e análise descritiva e quantitativa da estrutura de captação, transmissão e distribuição multimídia do processo de aula presencial remoto, que integra de forma síncrona alunos presenciais e à distância. Adicionalmente, este trabalho faz uma análise comparativa sobre os índices de aproveitamento das disciplinas ofertadas em 2019, sincronicamente entre discentes presenciais e a distância (online). O objetivo é saber se os alunos remotos são atingidos, no contexto de aprovação, nos mesmos índices que os alunos presenciais e quais possíveis variáveis correlatas podem ser consideradas estatisticamente relevantes, quanto a taxa de aprovação ou reprovação, no ano investigado. Esta investigação comparativa usa como base uma análise estatística bivarial, nos dados de variáveis acessíveis no sistema de gerenciamento e cadastro de alunos na pós-graduação da UFPR (sistema SIGA). Em segundo plano, não menos importante, este estudo pretende indicar as adequações que podem ser feitas para o aperfeiçoamento da oferta de disciplinas em moldes similares ao corpus desta investigação, híbrida e síncrona. Ainda, subsidiar as discussões científico-pedagógicas e desta forma colaborar para a elaboração de políticas públicas e institucionais, com foco no ensino da pós-graduação stricto sensu em modelo pedagógico híbrido, com sincronicidade presencial e a distância, e que utiliza suporte de Tecnologia de Informação e Comunicação.