Browsing by Author "Poladashvili, Tamari"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- To evaluate sense of place of tourists visiting Kazbegi National ParkPublication . Poladashvili, Tamari; Cardoso, AntónioAs pessoas, muitas vezes, são atraídos para ambientes naturais únicos. Mas o que as faz desenvolver o “sentimento de lugar”? O foco desta investigação foi o de explorar o significado de "sentimento de lugar” no caso dos parques nacionais. Procurou-se desenvolver uma melhor compreensão do conceito, uma vez que a sua interpretação se altera em função da disciplina que se debruça sobre esta temática. Neste contexto, esta dissertação contribui empiricamente para a análise e a interpretação das questões relacionadas com o “sentimento de lugar” em termos de ambiente e turismo, em particularmente nos parques nacionais Com base na revisão da literatura e nos estudos anteriores, identificamos algumas limitações relativas ao “sentimento de lugar” para destinos turísticos em ambientes naturais. Assim, foi desenvolvido um modelo conceptual que identifica os fatores explicativos do “sentimento de lugar”, tais como: “identidade de lugar”, “dependência do lugar” e “experiência do lugar”. O modelo considera que o “sentimento de lugar” tem impato na satisfação dos turistas. No geral, o modelo revela o quão profunda é a dimensão de "sentimento de lugar “ e, como isso, pode contribuir para a melhoria do turismo A validade do modelo foi analisada através da exploração do significado de cada conceito em termos de áreas protegidas e turismo. O trabalho empírico recorreu ao método quantitativo para obter os dados que retratam o estudo de caso do Parque Nacional de Kazbegi. O questionário foi realizado com o objetivo de relacionar a experiencia dos turistas com o lugar, o sentimento de lugar, as suas actividades, as suas atitudes perante o desenvolvimento das condições atuais do turismo e das futuras melhorias. Os resultados evidenciam que os turistas que visitam a Parque Nacional de Kazbegi apresentam níveis significativos de “apego ao lugar”, “identidade ao lugar”, “dependência do lugar” e satisfação com o lugar. Além do mais, o estudo demonstra que os turistas revelam ter um forte sentimento do lugar.
