Browsing by Author "Pereira , Rafaelle Bortolin de Abreu"
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- Moda, comunicação e consumo: estudo da marca e novos consumidores sob a perspectiva de um novo cenárioPublication . Pereira , Rafaelle Bortolin de Abreu; Mesquita, FranciscoAs transformações sociais que surgiram após a década de 1970 imprimiram uma nova perspectiva em relação ao cenário de consumo. Com o advento da globalização, esse processo impactou e acelerou ainda mais o processo de transição e quebra de paradigmas socioculturais, em que a sociedade passou, na virada do século, da cultura material para a cultura dos bens imateriais. Propõe-se contextualizar os novos procedimentos adotados pelos consumidores em relação ao consumo no período pós-moderno, a partir de práticas distintas fundamentadas em um maior nível de consciência, informação, sensibilidade e expectativa sobre as marcas e produtos, o que acabou por exigir das marcas novas estratégias de negócios e um novo papel na sociedade, de instituição, com o compromisso de prover transformação social a partir de novos modelos de gestão, fundamentados em responsabilidade social, ambiental, ética e transparência. O corpo, nesse panorama, instala-se como suporte para a manifestação dessa nova conduta de consumo, através da relação pessoa-objeto, tendo o vestuário, como uma das formas mais visíveis de consumo. A marca, então, torna-se parte inseparável do produto e instrumento potencial de comunicação e projeção de identidade. Por meio de estudo de casos e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à observação e análise de dez marcas de moda e entrevista estruturada, com a aplicação de questionário em consumidores. Constatou-se a transição da sociedade para um novo cenário mercadológico, que desconstrói os antigos hábitos de consumo dos consumidores tradicionais e os reconstrói sob uma nova perspectiva, o que impulsiona um processo de transformação nas marcas de moda e em como estas se relacionam com o meio. Concluiu-se, diante desse cenário, um novo perfil de consumidor, que desafia tendências e padrões para construir um novo cenário de consumo. Isto a partir de uma nova cultura social, que, aos poucos, está sendo projetada na sociedade de consumo, tendo como base a reação entre consumidores e marcas.