Browsing by Author "Pereira, Sandro Carlos"
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- A expressão facial das emoções sociais: estudo neurocultural e a identificação da prototipagem em tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0Publication . Pereira, Sandro Carlos; Freitas-Magalhães, A.Na atualidade, para além da sobrevivência e da reprodução, a natureza social e as emoções são duas das principais características da espécie humana. Nesse sentido, o reconhecimento da expressão facial das emoções sociais é uma forma imediata de obter informação relativa ao estado emocional e fisiológico do outro e de regular a vida em sociedade. Atualmente, o principal instrumento científico para mapear os marcadores da expressão facial da emoção é o Freitas-Magalhães Facial Action Coding System (F-M FACS 5.0). Sendo assim, a presente investigação revela-se pertinente para discorrer sobre os resultados obtidos a partir da seguinte questão, “quais são os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha?” e, consequentemente, traz um contributo para ampliar o entendimento sobre o atlas da face humana nas suas inúmeras interações sociais. Encontrar resposta para essa questão, pode fornecer informações para a criação da primeira tabela periódica das emoções sociais. Em função da perspectiva descrita acima, o objetivo desse estudo é identificar os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, inveja, perdão, luto, culpa, ódio, ciúme, orgulho e vergonha em uma tabela periódica com recurso ao F-M FACS 5.0. A presente investigação insere-se nas áreas do conhecimento sobre a Psicologia das Emoções e do instrumento F-M FACS 5.0. O reconhecimento da expressão facial das emoções é uma ferramenta para informação relativa às emoções do outro, além de regular a vida em sociedade. Salienta-se, que essa investigação é uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e teses de doutoramento, encontrados nas bases de dados: Bvsalud, Sciencedirect, B-ON, Scielo, Medline, Lilacs e Tese-USP, entre os anos de 2010 e 2023. Vale dizer, que o referencial teórico serviu de sustentação para essa investigação, no sentido de discutir os conceitos-chave, com base na revisão da literatura científica relacionada com a temática dessa investigação e verificar o estado da arte dos estudos empíricos. Os resultados alcançados possibilitaram a criação da tabela periódica com as respectivas prototipagens das oito emoções sociais, desenvolvida no âmbito do Freitas-Magalhães Facial Action Coding System Laboratory (F-M FACS Lab), no ano de 2023, em coautoria com o Senhor Professor Doutor Freitas-Magalhães (Ph.D). Desta forma, espera-se que o estudo contribua para que outros pesquisadores obtenham, através dessa investigação, uma tabela periódica que sirva de bússola para nortear os caminhos da complexa cartografia das expressões faciais das emoções sociais.
- Marcadores faciais das emoções sociais: um estudo sobre a vergonha e a culpa em Portugal e no BrasilPublication . Pereira, Sandro Carlos; Gouveia, Feliz Ribeiro; Freitas-Magalhães, A.O reconhecimento social das emoções por meio das expressões faciais envolve a habilidade de percepcionar os estados emocionais em diferentes contextos culturais e sociais, de forma a produzir implicações na vida cotidiana. Em função dessa perspectiva, o objetivo desse estudo é verificar se os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, vergonha e culpa, são percepcionados pelos agentes educativos (professores e alunos) de Portugal e do Brasil. As emoções, vale salientar, são resultado de alterações neuropsicofisiológicas que, na atualidade, estão organizadas em dois grupos: 1) básicas (primárias ou universais), cuja função principal está ligada aos mecanismos de sobrevivência e; 2) sociais (secundárias ou aprendidas), que dependem da cultura onde o indivíduo está inserido, sendo essenciais para a regulação da vida em sociedade. No primeiro grupo, classificadas como básicas, temos as emoções alegria, desprezo, dor, nojo, medo, raiva, surpresa e tristeza, que possuem marcadores (codificações) faciais específicos. No segundo, são vastas as que abarcam a classificação de emoções sociais. Porém, para a finalidade dessa pesquisa, destacam-se a vergonha e a culpa, pelas características de cunho moral serem autoconscientes e por ainda não apresentarem marcadores (codificações) faciais específicos consensuais. Uma das diferenças entre essas duas emoções sociais, a fim de ilustrar a característica da autoconsciência é que (por exemplo), enquanto na vergonha, a autoavaliação global negativa é sobre si mesmo, na culpa está relacionada à avaliação negativa de um comportamento específico. Já sob a perspectiva da expressão facial, são raros os estudos sobre a cartografia destas duas emoções. Isto posto, essa pesquisa é de natureza aplicada, dirigida a gerar conhecimento de forma prática com abordagem quantitativa. Do ponto de vista de seus objetivos é descritiva, onde os fatos são observados, analisados, classificados e interpretados sem interferência do pesquisador. Por fim, utiliza o procedimento técnico, no qual tal processo exige o emprego de aparelhos e instrumentos de precisão para medir como os fatos ocorrem. Nesse sentido, o instrumento aplicado nesse estudo é o FREITAS-MAGALHÃES FACIAL ACTION CODING SYSTEM 4.0 (F-M FACS™ 4.0, 2021), de autoria do Professor Freitas-Magalhães, utilizado para identificar os marcadores faciais das emoções. Será empregado também o software FaceReader™ 8.1 (2020), desenvolvido pela empresa holandesa Noldus, utilizado profissionalmente para reconhecimento e análise automáticos, em tempo real, de expressões faciais. Em especial, para a coleta dos dados será utilizado o aplicativo Kahoot, disponível em https://www.kahoot.com/ na versão standard. Ainda, de acordo com a pesquisa, será utilizada tecnologia 3D e 4K para programar um avatar (Msu) no Facial Emotion Expression Lab (FEELab), em idioma português, Laboratório de Expressão Facial da Emoção, na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), da Universidade Fernando Pessoa (UFP), com os marcadores das expressões faciais vergonha e culpa de acordo com a literatura científica existente. O público-alvo é adulto, dividido em dois grupos interculturais: o primeiro é constituído de portugueses e o segundo é composto de brasileiros. Nos dois países (Portugal e Brasil), os participantes são de ambos os sexos, professores e estudantes universitários, residentes em suas nações de origem. O tamanho das amostras é de n=80 (grupo 1) e n=125 (grupo 2), o questionário utilizado contempla 10 questões, com 4 possibilidades de escolhas cada uma e tempo máximo (t=20 segundos) de exibição para cada resposta. Em relação ao reconhecimento das expressões faciais das emoções, os resultados obtidos nessa investigação indicam que as emoções sociais, vergonha e culpa têm, estatisticamente, a mesma proporção de identificação. Além disso, quando comparadas a outras emoções básicas, o comportamento também é semelhante, em especial, com dor e medo. Desta forma, espera-se que o estudo contribua para identificar se os marcadores das expressões faciais das emoções sociais, vergonha e culpa, são percepcionados pelos agentes educativos (professores e alunos) de Portugal e do Brasil. Ademais, possibilitar que outros investigadores tenham nessa investigação, uma bússola para nortear os caminhos, no que diz respeito, a cartografia das expressões faciais das emoções secundárias.
- Pedagogical sustainability project addressing environmental problems in Cabo Frio, RJ, BrazilPublication . Pereira, Regina Célia Soares; Pereira, Sandro Carlos; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Gouveia, Luis BorgesThe reduced supply of drinking water is a severe problem faced by the city of Cabo Frio, RJ, Brazil. This study aims to develop a sustainability and social responsibility project using pedagogical dynamics (PD), through the Cycle of Living Activities (CLA) with real problem situations, related to the insufficient supply of water in the municipality, involving the discipline of Fundamentals of Tourism and Hospitality (FTH) of the Integrated High School Hosting Course (IHSHC). The dynamics were applied by six students of the 3rd year of the Ismar Gomes de Azevedo Education Institute (IGAEI)), who acted as monitors. The target audience were first-year students from IHSHC, from the Fluminense Federal Institute, campus Cabo Frio (FFI-CF). An exploratory methodology was used with the approach in action research. The research was developed in three stages: organisation, application of dynamics and assessment by FFI-CF students. FFI-CF students’ reflective behaviour was observed in relating theory and practice to the objectives of the discipline and enthusiasm in finding solutions to problem situations through teamwork about the questions explored. This study may interest educators working with the sustainability theme within environmental education practices.
