Browsing by Author "Pereira, Catarina Filipa Ferraz"
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- Pandemia COVID-19: um estudo exploratório sobre o impacto nos consumos de álcool, fármacos e comportamentos de jogo numa amostra da população portuguesaPublication . Pereira, Catarina Filipa Ferraz; Teixeira, ZéliaOs comportamentos aditivos estão cada vez mais presentes no dia a dia de cada individuo, desde o álcool, o tabaco, os fármacos, até aos jogos e internet, sendo estes muitas vezes utilizados como estratégias de coping para lidar com situações de ansiedade, stress extremo ou até mesmo sentimentos depressivos. O COVID-19 surgiu em Wuhan, a dezembro de 2019 e não tardou a espalhar-se pelo mundo, dando origem a uma pandemia global em alguns meses. Com o número de infetados e mortes a subir, o Mundo confinou para evitar a propagação da doença. Com a maioria da população mundial em casa, seja em teletrabalho ou ensino á distância, e o comércio e restaurantes obrigados a fechar, não só na economia se fez sentir o impacto desta epidemia. A mudança de rotina, o isolamento e o distanciamento social levaram a sentimentos de solidão, tristeza, medo, ansiedade e stress, exacerbando alguns problemas de saúde mental existentes ou desenvolvendo novos. Devido a estes pensamentos/sentimentos disfuncionais, ou até mesmo á mudança de rotina, a literatura afirma que os padrões de comportamento aditivo tenham sofrido alterações, no entanto, ainda há pouca investigação científica na área. Este estudo foi desenvolvido com os objetivos de obter uma melhor compreensão do impacto da pandemia nos comportamentos aditivos na população portuguesa, em específico no consumo de álcool, psicofármacos e comportamentos de jogo, contribuindo para o avanço da evidência científica nesta temática, de modo a facilitar possíveis intervenções futuras. Recorreu-se então ao uso de uma amostra de conveniência de 304 participantes (118 do sexo masculino e 186 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 18 e os 72 anos (x= 36,93). Para a recolha de dados foi administrado o questionário “Consumos de substâncias licitas e comportamento de jogo numa amostra da população portuguesa em tempo da Epidemia por COVID 19”. Os participantes desta amostra apresentam uma maior diminuição do consumo de álcool psicofármacos e jogos populares, e um aumento de jogos online e videojogos online.