Browsing by Author "Peixoto, Ana Carina Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Habilidades Sociais de Estudantes Universitários: caraterização e correlatos sociodemográficos e de personalidadePublication . Peixoto, Ana Carina Sousa; Meneses, RuteAs habilidades sociais (HS) são um dos constructos mais relevantes quando se estuda a população universitária e as suas interações e adaptação ao/no contexto académico. Para apoiar a sua aquisição, manutenção ou melhoria, a sua avaliação torna-se imprescindível. O reportório de HS, de cada um pode, todavia, ser influenciado por diversas variáveis. Tendo em conta a importância da temática nesta população em específico, e a lacuna existente no que respeita a instrumentos de avaliação das HS em território nacional, com o presente estudo pretendeu-se caraterizar as HS de estudantes universitários e analisar a sua relação com traços de personalidade e variáveis sociodemográficas, tendo como objetivo secundário a tradução e contributo para a validação do Inventário de Habilidades Sociais – IHS de Del Prette e Del Prette (2001) para a população portuguesa. Assim, tendo em atenção os objetivos propostos, a presente dissertação encontra-se organizada em 4 capítulos/artigos: uma revisão narrativa da literatura acerca da temática, uma revisão sistemática sobre a avaliação das HS, uma análise das relações conceptuais e empíricas entre HS e traços de personalidade, culminando num estudo empírico que visou caraterizar e identificar correlatos sociodemográficos e de personalidade das HS de universitários. Neste estudo, participaram 200 estudantes de três instituições de Ensino Superior do norte do país, com idades compreendidas entre os 18 e os 66 anos, que responderam a um questionário sociodemográfico, ao IHS e ao NEO-FFI, em contexto de sala de aula. Os resultados demonstraram que a amostra apresentava globalmente, um reportório de HS alto, com variações nas diferentes habilidades. Foram ainda encontradas diferenças no reportório de HS em função do sexo e do curso. Quanto à relação com os cinco grandes fatores de personalidade, estes mostraram-se preditores das habilidades estudadas. Assim, os resultados sugerem que o IHS é um instrumento promissor para avaliar as HS de estudantes universitários Portugueses, fornecendo pistas para a sua promoção/treino.