Browsing by Author "Paz, Laila Fernanda Jardim"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Violência doméstica contra a mulher e campanhas de prevenção: a percepção dos especialistas e da populaçãoPublication . Paz, Laila Fernanda Jardim; Jólluskin, Gloria; Cardoso, Paulo RibeiroO fenômeno da violência doméstica contra a mulher tem origens históricas associadas à dominação de poder exercida pelo homem sobre a mulher. Essa historicidade estruturou a discriminação de gênero e contribui cotidianamente para a atualização das estatísticas de feminicídio no Brasil. Com vistas a diminuir a incidência dos assassinatos de mulheres no Brasil, bem como para promover uma conscientização geral da população, as campanhas assumem notável importância na luta contra essa problemática. Levando em consideração isso e os conceitos de marketing social e da técnica da comunicação integrada de marketing, a presente pesquisa buscou analisar a percepção de uma amostra da população brasileira, composta por cem pessoas, bem assim a percepção de vinte especialistas distribuídos nas seguintes áreas de atuação: Direito, Publicidade, Psicologia, Saúde e Educação. Para tanto, elaborou-se um estudo qualitativo e outro quantitativo. O objetivo específico do estudo qualitativo foi traçar uma compreensão global sobre a percepção dos especialistas em torno da violência doméstica contra a mulher e sobre as campanhas centradas no tema, a partir da aplicação de um guião de entrevista composto por sete perguntas. De maneira semelhante, intencionou-se coletar a opinião de cem pessoas da população geral acerca do fenômeno em si, das campanhas centradas no tema e da eficácia delas no combate à problemática. Concluiu-se, principalmente, que as campanhas centradas no combate à violência doméstica contra a mulher necessitam adotar a técnica da comunicação integrada de marketing com vistas a potencializar o seu efeito e alcance. De maneira também essencial, concluiu-se que as campanhas centradas no tema devem ser divulgadas com uma frequência constante, a fim de que a população discuta recorrentemente o tema e adote a intenção de agir veiculada nelas.