Browsing by Author "Oliveira, Diana Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Autoconceito, autoestima e rendimento académico em alunos do 11º ano de escolaridade nos cursos de ciências e tecnologias e cursos profissionaisPublication . Oliveira, Diana Alexandra da Silva; Marinho, SusanaO insucesso escolar ainda afeta muitos jovens em Portugal. A autoestima e o autoconceito têm suscitado um forte interesse para a Psicologia da Educação e sempre aliados aos resultados escolares dos alunos, pois são variáveis que podem influenciar esses mesmos resultados. A escolaridade obrigatória trata-se de outro ponto fulcral na motivação para o sucesso académico dos alunos estando esta associada às três variáveis mencionadas no presente estudo. A presente investigação teve como principais objetivos verificar a relação entre o autoconceito, a autoestima e o rendimento escolar em alunos do 11º ano de escolaridade, nos cursos de ciências e tecnologias e nos cursos profissionais de uma instituição privada. Pretendeu-se ainda, analisar a existência de diferenças nas variáveis autoestima, autoconceito e rendimento académico, entre alunos dos dois cursos e entre rapazes e raparigas. A amostra foi constituída por 147 alunos do 11º ano de escolaridade de uma instituição de ensino privado, no concelho de Santa Maria da Feira, em que 98 são alunos do curso de ciências e tecnologias e 49 são alunos dos cursos profissionais, com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos de idade (M= 16.3 anos; DP= .619),77 (52.4%) do sexo masculino e 70 (47.6%) do sexo feminino. Foi administrado um questionário sociodemográfico e aplicada a Escala de Autoconceito e Autoestima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados obtidos neste estudo vão parcialmente de encontro ao que é referido na literatura sobre este tema. Verificou-se uma maior associação de variáveis na perceção da competência escolar e da competência a matemática com o rendimento académico, não tendo sido encontrada uma relação estatisticamente significante entre este e a autoestima; alunos do curso de ciências e tecnologias apresentam rendimento académico ligeiramente superior aos dos cursos profissionais; as raparigas apresentam autoconceito global e rendimento académico superior aos rapazes, e estes, valores de autoestima superiores em relação ao sexo feminino.