Browsing by Author "Nunes, Teriane Bastos"
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- Inclusão escolar: as perspectivas do pedagogo no âmbito educacionalPublication . Nunes, Teriane Bastos; Cunha, PedroAs perspectivas do pedagogo em relação à inclusão é a base deste estudo, que tem como objetivo identificar estratégias que impliquem no processo de inclusão, sabendo que este profissional inicialmente obterá um ponto de partida ao identificar o problema e utilizará ferramentas para adaptar às necessidades encontradas em cada situação, contribuindo para o aperfeiçoamento da inclusão na escola em que o aluno estuda. Sendo assim, podemos conceituar que a função do pedagogo é mediar informação possibilitando, juntamente com o corpo docente da instituição, meios para melhor atender aos alunos. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, como recurso à entrevista semiestruturada elaborada pela pesquisadora, analisando assim as estratégias e o comportamento de cincos pedagogos e de cincos responsáveis de alunos com NEE’s, no ambiente onde vivenciam a realidade estudada. O procedimento metodológico adotado fundamentou-se em uma revisão bibliográfica, com a finalidade de reunir todas as informações possíveis, a fim de embasar o processo de investigação e os horizontes de percepção deste estudo. Atendendo aos resultados da pesquisa é necessária uma remodelação do Projeto Político-Pedagógico da escola analisada para que a inclusão seja realizada de forma eficaz, tendo se destacado ainda a aproximação entre pedagogos, alunos e professores, cujo relacionamento é muito importante para o processo de ensino. Os resultados obtidos apontam para a existência de múltiplos desafios e incertezas do pedagogo quanto à sua prática. Para haver mudanças é necessário que este profissional conheça com mais exatidão tudo que acontece em seu local de trabalho, pois dessa forma encontrará as metodologias e ferramentas mais propícias a promover a transformação de acordo com as características e as necessidades da sua realidade. Conclui-se, assim, referindo que se considera a necessidade de estabelecer ações que garantam as condições necessárias ao atendimento dos alunos com necessidades educativas especiais.
