Browsing by Author "Morgado, Elsa Maria Gabriel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação mediada pela tecnologia: impacto da IA nas principais modalidades de ensino a distânciaPublication . Morgado, Elsa Maria Gabriel; Gouveia, Luis BorgesA IA e os modelos de ensino a distância (EaD) têm desempenhado um papel crescente na educação contemporânea, transformando a forma como se ensina e aprende. Quando bem integradas ao processo educacional, estas plataformas e modelos oferecem grandes oportunidades para democratizar o acesso ao conhecimento, personalizar a aprendizagem e aumentar a flexibilidade do ensino. O e-learning, b-learning e m-learning são exemplos dessas modalidades, que permitem que alunos e professores utilizem recursos digitais para criar novas formas de interação e construção do conhecimento, independentemente da sua localização geográfica. Uma das grandes vantagens do uso dessas plataformas e modelos é a democratização do acesso ao conhecimento. Para estudar o impacto da IA nos modelos e respetivas das plataformas digitais no ensino, recorremos à metodologia quantitativa ex-post facto, que permite analisar os efeitos de intervenções educacionais depois de terem ocorrido. Este tipo de metodologia é útil para compreender como a IA e as plataformas digitais associadas aos modelos de EaD, quando já integradas ao processo educativo, beneficiam ou afetam as dinâmicas de ensino e aprendizagem. A recolha de dados será realizada a partir de um inquérito por questionário, aplicado a profissionais dos continentes com maior expressão e proficiência na língua portuguesa (CPLP), que regularmente recorrem a estas metodologias, modelos e plataformas de interação educacional: Portugal (Europa), Brasil (América Latina / do Sul) e Angola (África). Os dados recolhidos através desta metodologia permitem uma análise do impacto das plataformas digitais na educação, contribuindo para um melhor entendimento de como estas podem ser melhoradas e integradas de forma mais eficaz nas práticas pedagógicas.