Browsing by Author "Moreira, Sandra Passos Osório Arteiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos das reciprocidades interativas professores/alunosPublication . Moreira, Sandra Passos Osório Arteiro; Meneses, RuteO presente estudo é referente à análise das dinâmicas discursivas nas aulas de Ciências em Portugal, nomeadamente da influência do feedback dos professores nas respostas dos alunos. Foi selecionada uma turma do Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde do 11º ano que a docente/investigadora de mestrado lecionou durante o ano letivo 2014/2015 na ilha da Madeira, em que 2 elementos apresentavam dificuldades educativas (dislexia e défice cognitivo ligeiro), para participar no âmbito deste estudo. Durante estas aulas foram abordados diversos temas referentes às Ciências, nomeadamente nas disciplinas Saúde e Gestão e Organização dos Serviços e Cuidados de Saúde – GOSCS, através de vídeos e powerpoints. Os dados deste estudo foram recolhidos através de registo das interações na sala de aula com recurso a transcrição estenográfica. Utilizou-se o esquema de análise proposto por Mortimer e Scott (2003) e a notação usada para o feedback de Siddiquee (2013). Também se realizou a caracterização da turma, nomeadamente os aspetos sociológicos e a atitude dos alunos perante o ensino/aprendizagem e desempenho nos testes. A partir dos resultados obtidos tentou-se chegar a conclusões suscetíveis de ser utilizadas para melhorar a dinâmica das aulas de Ciências ou outras que contribuam para o aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem, especialmente dos alunos com Necessidades Educativas Especiais.