Browsing by Author "Moraes, Carolina Rondon"
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- Dificuldade de aprendizagem: uma análise do resultado de uma intervenção feita através da dança, no desempenho acadêmico e motorPublication . Moraes, Carolina Rondon; Alves, Ana Paula AntunesNeste trabalho, foi feita uma análise do possível efeito da dança na alteração das dificuldades de aprendizagem. Para isso, foi elaborado um projeto específico, aplicado em um grupo de alunos selecionados de uma escola pública, por apresentarem estas dificuldades. Os alunos foram avaliados antes e depois da participação no projeto por uma bateria de testes motores. Foram coletadas as médias anuais das disciplinas estudadas na escola no intervalo de dois anos letivos. Apresenta-se um pequeno relato sobre o que são as dificuldades de aprendizagem, quais os principais aspectos do desenvolvimento motor e do desenvolvimento cognitivo, como a intervenção da dança pode apresentar aspectos positivos no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem. Após a aplicação dos testes, os dados foram tratados estatisticamente para verificar sua consistência no apoio da hipótese de que a dança poderia ser um importante instrumento na correção das dificuldades de aprendizagem. Entretanto, a análise estatística, apesar de mostrar diferenças significativas na variação da idade motora predita, entre os testes pré e pós, apresentou uma menor significância nas comparações das médias do quociente motor e das médias das notas escolares. Isso possivelmente aconteceu em função do inevitável aumento da idade cronológica que tem uma grande influência na composição do quociente motor, e, em função da falta de objetividade dos instrumentos de avaliação escolar, pois são construídos subjetivamente por pessoas diferentes com objetivos e intenções diferentes, o que acaba tornando a nota escolar uma medida inapropriada para procedimentos estatísticos precisos. Em função disso, decidiu-se por reexaminar a mostra com foco no tempo efetivo de aula. Dessa forma, a mostra foi dividida em dois grupos baseando-se no tempo que os alunos efetivamente participaram do projeto. A análise estatística dos dados desses dois grupos mostrou que, no grupo com menos tempo de participação, a significância das comparações das médias analisadas foi muito semelhante ao da mostra completa. Já os resultados da análise estatística dos dados do grupo com mais tempo de participação, apresentou resultados bem mais significativos, que indicam que a intervenção por meio da dança deve ter tido um papel significante na composição das variações apresentadas entre os testes. Contudo, parece depender de uma certa quantidade de tempo de atividade, que no presente trabalho, só pôde ser estimada sem muita precisão.