Browsing by Author "Mimoso, Carla Sofia Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos educadores face à inclusão de crianças com Síndrome de Down no ensino pré-escolarPublication . Mimoso, Carla Sofia Pinto; Costa, AnaA temática da inclusão é uma das mais pertinentes da atualidade educativa. Inserir alunos com necessidades educativas especiais, principalmente os portadores de deficiência, nas turmas regulares e facultar-lhes os recursos humanos e materiais necessários para um pleno desenvolvimento e aproveitamento das suas capacidades, nem sempre é tarefa fácil, pois as escolas e os educadores muitas vezes não estão ainda preparados para dar resposta a essa heterogeneidade. Pretendeu-se, assim, com este estudo analisar a perceção dos educadores em relação à inclusão nas necessidades educativas especiais, mais concretamente na síndrome de Down. Foi estudada uma amostra de conveniência constituída por 60 educadores de infância de várias instituições particulares da cidade de Braga, com idades compreendidas entre os 23 e os 53 anos. Os participantes responderam a um questionário de avaliação sobre a perceção face à inclusão de crianças com síndrome de Down no ensino pré-escolar, construído especificamente para o presente estudo, após o seu consentimento informado. Genericamente, os educadores inquiridos são a favor da inclusão. Verificamos que a experiência que os professores têm com estes alunos permite-lhes ter uma atitude mais positiva em aceitar/incluir estes discentes nas salas regulares. Relativamente à formação dos educadores o estudo revela que estes têm pouca formação especializada na área das necessidades educativas especiais, e que a consideram insuficiente. Observou-se que apenas 40% dos professores/ educadores frequentou ações de formação contínua relacionadas com a intervenção com alunos necessidades educativas especiais. Segundo os resultados, os educadores/professores anseiam por ter mais formação na área de educação especial, tanto na formação inicial como na contínua, para combaterem os receios, as inseguranças e as frustrações ao lidarem com essas crianças e, para se sentirem melhor preparados para desenvolverem estratégias adequadas durante a sua intervenção.
