Browsing by Author "Menezes, Clarice Moreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tecnologias integradas à prática pedagógica: o uso do celular na sala de aulaPublication . Menezes, Clarice Moreira; Mesquita, FranciscoCompreendendo que a nova geração de estudantes pensa e aprende em modo digital, domina amplamente as tecnologias e dita seus modelos de comunicação, está constantemente conectada, é colaborativa e valoriza a troca de informações, faz-se indispensável salientar o uso das tecnologias digitais no contexto da sala de aula, principalmente quanto à utilização dos dispositivos móveis como ferramenta de ensino e aprendizagem. São muitos os desafios para o profissional de educação que, diante desse aluno, deve assumir o papel de mediador e facilitador do processo de aquisição do conhecimento. Este trabalho investiga as potencialidades didáticas dos aparelhos celulares na prática pedagógica de forma a despertar nos alunos a criatividade e promover a autonomia e a colaboração em projetos de aprendizagem mais complexos que exigem deles uma postura mais participativa e engajada. Além disso, consideramos avaliar como o celular age como mediador no processo de ensino e aprendizagem e investigar como os alunos aplicam o celular para ampliar os conhecimentos. Para alcançar esses objetivos foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem descritiva de cinco Projetos Pedagógicos de Aprendizagem que consistiu em avaliar como o celular age como mediador no processo de ensino e aprendizagem; estudar como o celular contribui para deixar as aulas mais dinâmicas além de investigar como os alunos aplicam o celular para ampliar os conhecimentos. A coleta de dados se deu com turmas do Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro entre os anos de 2016 e 2019. A partir das análises foi possível perceber que o uso do celular como recurso didático contribuiu de forma positiva para deixar o processo de aprendizagem mais dinâmico, participativo e desenvolver nos estudantes algumas competências importantes para o século XXI.