Browsing by Author "Martins, Ana Rita de Oliveira"
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- Conhecimentos sobre alimentação e nutrição: estudo dos seus determinantes em estudantes do ensino superiorPublication . Martins, Ana Rita de Oliveira; Oliveira, AndreiaIntrodução: A literacia em saúde inclui diversas dimensões, das quais se destacam os conhecimentos sobre alimentação e nutrição. Apesar de um elevado conhecimento alimentar/nutricional, por si só, parecer não determinar mudanças positivas nas escolhas alimentares e de outros estilos de vida, pode munir os indivíduos com ferramentas que apoiem melhores escolhas para a sua saúde. Objetivos: Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento sobre alimentação e nutrição de estudantes do 1ºciclo de estudos da área das Ciências da Saúde, e avaliar os seus fatores associados. Metodologia: Foi conduzido um estudo observacional transversal, que incluiu estudantes do Ensino Superior da área das Ciências da Saúde, a frequentar o 1º ano do ensino regular no ano letivo de 2019/2020 (proporção de participação de 84%, entre os elegíveis). A amostra final incluiu 150 participantes (75% do sexo feminino), com uma média de idades de 20 anos (desvio-padrão (dp)=0,30 anos). Procedeu-se à aplicação de um questionário estruturado de autopreenchimento para a recolha de dados, anónimo e confidencial. Os conhecimentos sobre alimentação/nutrição foram avaliados através de uma escala previamente testada na população portuguesa (âmbito de variação: 0-100%). As variáveis categóricas foram comparadas através do teste de Qui-quadrado e as variáveis quantitativas contínuas foram descritas através da média (dp) e foram comparadas através do teste ANOVA. Resultados: A percentagem média de respostas corretas na escala de conhecimentos sobre alimentação/nutrição foi de 77,9% (dp=12,57), com um mínimo de 36% e um máximo de 100%. Embora as diferenças sejam relativamente pequenas e maioritariamente sem significado estatístico, os indivíduos com mais conhecimentos sobre alimentação e nutrição mostraram apresentar estilos de vida mais saudáveis, isto é um maior consumo de fruta e produtos hortícolas, uma prática de atividade desportiva mais regular, melhores hábitos de sono (pelo menos 8 horas diárias) e uma maior frequência de toma de suplementos vitamínicos. Ao analisarmos os fatores associados a um conhecimento em alimentação/nutrição extremo (>90% respostas corretas), verificou-se que este foi significativamente superior nos indivíduos que reportaram um consumo médio mais elevado de fruta e produtos hortícolas (4,6 vs. 3,2 porções/dia, p=0,019), particularmente de sopa, nos estudantes com mães mais escolarizadas (12,7 vs. 11,3 anos médios de escolaridade, p=0,039) e nos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde comparativamente aos da Escola Superior de Saúde (55,0% vs. 45,0%, p=0,018). Conclusões: O nível de conhecimentos sobre alimentação e nutrição em estudantes do Ensino Superior da área das Ciências da Saúde foi relativamente elevado (78%). Os fatores que se mostraram significativamente associados a um maior conhecimento (>90% respostas corretas) foram o maior consumo de fruta e produtos hortícolas, uma maior escolaridade da mãe e a Faculdade/Escola que frequentavam.
