Browsing by Author "Marcelino, Paola Lanzalotta"
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- Interatividade e relacionamento de operadoras de saúde brasileiras por meio do Facebook: estratégias para promoção da saúdePublication . Marcelino, Paola Lanzalotta; Sousa, Jorge Pedro; Bruck, Mozahir SalomãoO advento da Web 2.0 trouxe uma concepção mais dinâmica da internet, intensificando o seu modo de interagir e colaborar através de uma comunicação multidirecional, possibilitando o surgimento dos Sites de Redes Sociais (SRS), dentre eles o Facebook. O crescimento dessas redes interativas tem determinado todo um campo discursivo e institucional, quando se pensa a comunicação organizacional, sendo também determinante em muitos fatores para condutas humanas. Ao mesmo tempo, estudos recentes têm reiterado que a comunicação organizacional de muitas instituições parece não ter acompanhado a evolução de suas práticas estando, a despeito do aparecimento dos SRS’s, em descompasso com sua capacidade de criar, bidireccionalmente, a comunicação interativa e participativa entre pessoas. Nesse contexto, os sites de redes sociais podem ser determinantes em ações que tem como primazia novas estratégias de promoção de saúde. Por esse motivo, muitas operadoras de saúde (OPS), empresas privadas que vendem seguros e planos de saúde, tem se aproveitado dos SRS’s. Dessa forma, o objetivo da presente tese foi identificar como as OPS brasileiras estabelecem suas estratégias de promoção da saúde, através de relacionamento e interatividade, por meio do Facebook. Trata-se de um estudo comparativo, longitudinal, exploratório e descritivo. Foram analisadas as postagens no Facebook das três maiores operadoras de saúde do País. Para os dados quantitativos, tais como volume de posts e sua categorização, foi utilizada a Análise de conteúdo. Para os dados qualitativos, em que se observou o caráter relacional das mensagens, foi utilizada a análise do discurso. Análise de Reses Sociais foi utilizada para mapear padrões de utilização da página das operadoras e aspectos funcionais da rede de informação delas. Como resultado geral, pareceu que as informações aqui trazidas contribuíram para agregar mais conhecimento para a área da gestão da informação e sobre o uso do Facebook para estratégias de promoção da saúde. Mostrou também que, mesmo aparentando benefícios para promoção da saúde, há necessidade, por parte das operadoras, de um melhor manejo do conteúdo, da moderação das postagens e maior engajamento para esse fim, sobretudo focados numa visão mais ampla do conceito de promoção da saúde.