Browsing by Author "Henriques, Isabel Maria Milhanas"
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- A Importância da Inclusão da Educação Visual e Tecnológica num Currículo Específico IndividualPublication . Henriques, Isabel Maria Milhanas; Ventura, TerezaDesde cedo se teve a pretensão de fazer um estudo que combinasse a Educação Especial e a Educação Visual e Tecnológica (EVT). A larga experiência nesta área de ensino induziu a crença numa conexão entre ambas! A análise dos processos dos alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente, neste caso, em concreto, com Currículo Especifico Individual, evidenciou o peso da Educação Visual e Tecnológica no Currículo e, consequentemente, no seu percurso Educativo. Esse facto tem uma explicação que se pretendeu comprovar com este estudo investigativo de carácter exploratório. A implementação do Decreto – lei nº 3 de 7 de Janeiro de 2008, veio alterar, por completo, a dinâmica das escolas. O aluno com um Currículo Específico Individual necessita de um conjunto de medidas educativas, muito concretas e específicas, de cariz prático e funcional, que lhe garanta não só uma aprendizagem de qualidade como também prepare a sua futura entrada no mercado de trabalho. É nesse sentido que a disciplina de EVT parece ter um papel fundamental. As razões elencadas prendem-se precisamente com a especificidade da disciplina de EVT em torno das competências a atingir e do seu modo de organização e de funcionamento interno. Após uma apurada análise da revisão da literatura, percebeu-se que era grande o desafio. Por isso, decidiu-se traçar um caminho investigativo consistente e sólido que garantisse um conjunto de conclusões pertinentes, embora limitadas pelo âmbito da análise. Para tal, utilizaram-se três métodos de recolha de informação diferentes: o grupo de focagem ou grupo foco, o estudo prévio documental de Currículos Específicos Individuais e, por fim, a entrevista, triangulando diferentes fontes numa abordagem qualitativa. O grupo de participantes no estudo empírico circunscreveu-se a professores de Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica, outros professores e Director de Turma. Identificar a finalidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica percepcionada pelos professores, averiguar como contribui para o desenvolvimento global e a inclusão do aluno enquanto integrada no Currículo Específico Individual e, ainda, averiguar o modo como este se constrói, são os objectivos deste trabalho investigativo. Em suma, o que se pretendeu, precisamente, foi contribuir para uma melhor compreensão da Importância da inclusão da disciplina de Educação Visual e Tecnológica num Currículo Específico Individual. Concluiu-se que, no contexto analisado, a Educação Visual e Tecnológica é uma disciplina com grande peso no Currículo Específico Individual do aluno com NEEcp. De facto é aquela que verdadeiramente “inclui” porque respeita ritmos de trabalho e de aprendizagem diferentes adaptando metodologias e estratégias de trabalho individualizado, a pares e em grupo. O contexto informal e descontraído de sala de aula favorece e estimula as interacções pessoais e melhora a auto-estima e autonomia do aluno. No âmbito da aprendizagem prática melhora a motricidade fina e grossa preparando a sua entrada no mundo do trabalho e dotando-o de competências sociais que se consideram importantes e fundamentais para o ingresso na sociedade, bem como para o seu desenvolvimento global.