Browsing by Author "Ferreira, Maria Zaclis Veiga"
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- Receituário fotográfico: semelhanças e diferenças no fotojornalismo brasileiro e portuguêsPublication . Ferreira, Maria Zaclis Veiga; Sousa, Jorge Pedro; Barbosa, Marialva CarlosEsta tese de doutoramento pretende contribuir para o estudo do fotojornalismo praticado em Brasil e Portugal atualmente, detendo-se sobre o trabalho dos fotojornalistas dos diários Jornal de Notícias de Portugal e Gazeta do Povo do Brasil. Os processo de trabalho e resultados da produção fotojornalística dos dois jornais foram investigados com o intuito de verificar se a produção e, consequentemente, a fotografia jornalística dos periódicos estão enquadradas em formatos padrão nos dois países. Três questões nortearam este trabalho: 1) compreender se a construção narrativa do fotojornalismo produzido pelos profissionais dos dois jornais é afetada por uma cultura profissional padrão, a cultura da tribo fotojornalística transnacional, o que implicou a comparação de valores, ideais, práticas profissionais e dos conteúdos produzidos; 2) identificar e comparar os valores noticiosos que definem a cobertura fotojornalística, em ambos os países; e 3) discutir as diferenças e semelhanças das fotografias jornalísticas publicadas pelos dois jornais. A pesquisa englobou duas indagações principais: a primeira relacionada às concepções de noticiabilidade compartilhadas ou não pelos repórteres fotográficos e a segunda às suas escolhas narrativas – ambas as questões, potencialmente, impactadas pelo conjunto de preferências individuais dos profissionais. Entre as principais conclusões, inscrevem-se as de que há fatores que enformam o fotojornalismo feito pelos fotojornalistas de cada um dos dois jornais, e exatamente esses fatores, quando colocados a partir da ótica geográfica continental, afastam um do outro enquanto procedimentos e linguagem utilizados e, portanto, não podemos afirmar que os fotojornalistas tomem parte de uma tribo transnacional. Com relação aos procedimentos, percebe-se que os fotojornalistas que se propuserem a compreender melhor as duas estruturas afeitas ao seu trabalho – a da fotografia e do jornalismo – terão em seu favor conhecimento que permitirá ampliar o discurso fotojornalístico, de maneira que este seja possuidor de mecanismos os quais permitem gerar um saber que ampliará as discussões políticas da sociedade. O fotojornalista, dessa forma, deverá estar preparado para experimentar novas fronteiras da fotografia jornalística, mas, para que isso aconteça efetivamente, os profissionais devem ser polivalentes e ampliar as competências de ordem de organização, transmissão e fluxo de trabalho, o que permitirá que combinem outras gramáticas visuais, sonoras, textuais e gráficas ao discurso fotojornalístico.