Browsing by Author "Faria, Mariana Sacramento"
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- Dar voz aos adolescentes: um estudo qualitativo sobre atribuições causais e experiências nas dificuldades escolaresPublication . Faria, Mariana Sacramento; Fonte, CarlaO insucesso escolar tem sido um tema alvo de vários estudos ao longo dos anos, procurando compreender a génese desta problemática, com a identificação de fatores de risco que lhe estão subjacentes. No entanto emerge ainda a necessidade de compreender as causas para estas dificuldades e/ou insucesso por parte dos próprios estudantes. Alguma literatura apresenta a teoria das atribuições causais como um quadro conceptual relevante neste fenómeno, pois a mesma elenca que o (in)sucesso escolar pode ser condicionado pela perceção do sujeito, exercendo uma influência sobre as suas reações emocionais diante de sucessos e fracassos e, moldando as suas expectativas relativamente a resultados futuros, impactando, por fim, no seu desempenho escolar (Weiner, 1986). A presente investigação de caráter qualitativo, pretende dar aos jovens a possibilidade de serem narradores da sua própria história e, apresenta como objetivo a identificação das atribuições causais dos mesmos relativas às origens das suas dificuldades escolares. Participaram quinze adolescentes com idades compreendidas entre os treze e os dezassete anos. Para a recolha de dados foi elaborado um guião de entrevista semiestruturado com questões referentes às dificuldades sentidas em ambiente escolar e ambiente geral, assim como questões relativas a estratégias de coping, áreas de competências e objetivos futuros. Para a análise dos resultados, utilizou-se a análise temática seguindo o modelo de Braun e Clarke (2006). Os resultados foram categorizados de acordo com as atribuições realizadas pelos adolescentes e, considerou-se pertinente a divisão em duas grandes áreas: as dificuldades (na vida escolar e na vida em geral) e as áreas funcionais. A divisão das dificuldades em dois ambientes foi necessária para uma melhor clarificação e análise das informações dadas pelos jovens. Concluímos que os adolescentes atribuem as suas dificuldades escolares a si próprio, ou seja, a um locus de controlo interno e as dificuldades da vida em geral à família, sendo, por isso, um locus de controlo externo (Weiner, 1986). Ainda assim, identificam áreas funcionais de competências, objetivos e estratégias de coping, algo que poderá ser identificado como um fator protetor. Estes resultados poderão contribuir para futuros projetos em áreas comunitárias, pois possibilitarão uma adequação das atividades desenvolvidas com os mesmos. Para além disso, é fulcral para que possam ser colocadas em prática medidas promotoras do desenvolvimento saudável dos jovens, tanto em casa como nas escolas.