Browsing by Author "Duarte, Maria de Lurdes Pinto"
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- Práticas educativas no domínio do desenvolvimento global no 1º ciclo do ensino básico: estudo comparativo entre agrupamento TEIP e não TEIPPublication . Duarte, Maria de Lurdes Pinto; Ramalho, JoaquimEste trabalho tem como principal objetivo, averiguar se existem diferenças nas práticas educativas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em agrupamentos TEIP e Não TEIP. O trabalho é constituído por nove partes. A primeira é a introdução do mesmo. Na segunda parte aborda-se a origem, formação e classificação dos agrupamentos de escolas, TEIP e Não TEIP, através do Despacho 147-B/ME/96, do Despacho Conjunto 73/SEAE/SEEI/96, Despacho Normativo n.º 55/2008, Decreto-Lei n.º 115-A/98. A terceira parte apresenta os processos de desenvolvimento, nas idades compreendidas entre os seis e os doze anos de idade, segundo a perspetiva de alguns autores. Designam-se assim os vários domínios do desenvolvimento, cognitivo (Piaget e Vygotsky), da personalidade, emocional/afetivo (Freud, Wallon e Goleman), pessoal/social/relacional (Erickson), moral (Kohlberg e Selman) e comportamental (Skinner e Thorndike). Já na quarta parte, avalia-se a importância da escola e da família, assim como do seu papel no desenvolvimento dos alunos, e da relação destes. A quinta parte aborda as práticas educativas, no que ao papel do professor na sala de aula diz respeito, assim como os conteúdos e competências a serem adquiridas pelos alunos, através da perceção das mesmas. A sexta parte apresenta um estudo empírico, de caráter quantitativo e qualitativo, cuja a informação foi recolhida através do “Questionário Sobre Práticas Educativas”, elaborado para o efeito e administrado a quarenta professores de um agrupamento TEIP, e quarenta professores de um agrupamento Não TEIP, ambos com o mesmo nível de ensino, pertencentes ao mesmo concelho do norte do país, com o intuito de comparar-se os resultados obtidos. O questionário é assim constituído por algumas questões sociodemográficas, por um grupo de uma questão aberta, e por um outro de questões fechadas, tendo-se procedido à análise das respostas através do estudo diferencial: quantitativo (SPPS) e qualitativo (análise de conteúdo). Os resultados permitem concluir, que os professores inquiridos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos dois agrupamentos, não revelaram diferenças significativas nas suas práticas educativas. Na sétima e oitava parte, apresenta-se respetivamente os resultados e a discussão dos mesmos. Na nona e última parte, reflete-se sobre os resultados e eventuais implicações destes, para a reorganização escolar do sistema educativo atual.
