Browsing by Author "Dias, Ana Raquel Gabriel Trigo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da CCC-P (Checklist da Comunicação da Criança - versão Portuguesa) em crianças com perturbação da linguagemPublication . Dias, Ana Raquel Gabriel Trigo; Antunes, Eva BolleA linguagem é um produto do processo de socialização, a criança cria primeiro a sua própria linguagem e depois a língua materna na interacção com o seu grupo social. Deste modo, quando a criança aprende a linguagem, ela está a construir a sua noção da realidade externa e interna e, ao mesmo tempo, a aprender a explorar o mundo através da linguagem. Os objectivos específicos desta investigação prendem-se em traduzir e adaptar culturalmente o instrumento “Children’s Comunication Checklist (CCC) ” (Bishop, 1998) para a população Portuguesa e avaliar as competências comunicativas em crianças verbais com o diagnóstico de PL (grupo experimental) versus sem PL (grupo controlo). Na prática levou-se a efeito a avaliação de cinquenta e sete crianças com idades compreendidas entre os seis e os nove anos, na zona Norte Litoral de Portugal Continental. Esta amostra foi dividida em dois grupos: Grupo Controlo (36) e o Grupo Experimental (21). Para a divisão dos dois grupos foi estabelecido critérios de inclusão e exclusão. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que, relativamente às competências comunicativas podemos observar diferenças significativas nos dois grupos, nos domínios do Discurso: Inteligibilidade e fluência, Sintaxe, Iniciação imprópria, Coerência, Utilização de controlo de conversação e Relatório de Conversação verificando uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Já os restantes domínios, Conversa estereotipada, Relações sociais e Interesses, não foi possível observar diferenças entre os dois grupos, não se rejeitando as hipóteses nulas. Podemos assim afirmar que, a um nível de confiança de 99%, na maioria dos domínios existe uma diferença entre os grupos.